Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Shopology S hopology é a ciência que estuda o comportamento e a atitude das pes- soas enquanto consumidores. Mais precisamente, avalia os processos que transformam consumidores em shoppers e analisa, em profundi- dade, os processos de conversão de shopper a comprador. Shopper é uma palavra do vocabulário comum da língua inglesa, sem tradução para o português, e significa um consumidor envolvido num proces- so de compra – Ele é mais que um consumidor, no sentido geral da palavra, mas ainda não é um com- prador, no sentido estrito da ação. O CONSUMIDOR NO PONTO-DE-VENDA S H G Y P L Todos nós somos consumidores. Mas nem todos os consumidores são shoppers de todos os produtos, serviços e marcas oferecidas no mercado. Bem como, definitiva- mente, não freqüentamos todos os pontos-de-vendas disponíveis em nosso caminho, ou mesmo, ao nos- so alcance. Atualmente, para com- preender os processos de escolha e os estímulos que determinam as preferências dos shoppers por produtos, serviços e marcas, tem- se que incluir, obrigatoriamente, onde, como e quando cada shopper disparará o processo de compras para satisfazer suas necessidades e desejos de consumo. Como consumidores, nossas neces- sidades e desejos vêm sofrendo rápidas e constantes transfor- mações, principalmente neste século, caracterizado por uma so- ciedade consumista e globalizada. Há muito tempo, ir às compras deixou de ser uma ação básica de suprimentos e evoluiu para uma atividade lúdica e de entreteni- mento na escala das necessidades e atividades humanas, através da qual também são aliviadas ansie- dades, frustrações, inseguranças e compulsões.

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