Revista da ESPM MAR-ABR_2007
José Augusto P. Domingues 75 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M 65% O SEXO FEMININO É A MAIORIA DOS SHOPPERS DE PRODUTOS DE CONSUMO. tanto. Na shopology , entender espe- cificamente quem é o consumidor e o perfil do shopper é fator chave de sucesso. Parodiando o poeta portu- guês – “Segmentar é preciso”. É preciso, também, estar familia- rizado com outras tendências como a evolução tecnológica, o aumento da longevidade humana, o público jovem, a inclusão social das classes menos favorecidas e o crescimento econômico de regiões e países emergentes, principalmente o bloco conhecido como BRIC (Brasil, Rús- sia, Índia e China). O radar do consumo aponta para o chamado dinheiro novo. Estudos demonstram que os gastos com produtos e serviços estão se tor- nando cada vez mais discricionários e imediatos – “Eu quero... eu pre- ciso... tem de ser do meu jeito... e tem de ser agora...”. Cada con- sumidor e cada shopper têm uma escala própria de valores para cada unidade monetária e cada unidade O poder feminino e o novo papel da mulher na sociedade modifica- ram, e continuam alterando pro- fundamente, o papel masculino e a própria constituição tradicional da família, impactando fortemente no comportamento de compra de todos: homens, mulheres, crianças e jovens. Em todo o mundo, cerca de 65% dos shoppers de produtos de consumo são mulheres. E mulhe- res exigem soluções diferentes em relação aos homens no que se refere a produtos, serviços, marcas e am- bientes de vendas. Agora, papai também vai às com- pras, mesmo que ainda não esteja tão bem treinado como a mamãe e não se sinta tão à vontade para PONTOS-DE-VENDAS REAIS E VIRTUAIS PROLIFERAM, ESTIMU- LANDO A INTERAÇÃO COM PRODUTOS, SERVIÇOS E MARCAS, O QUE TORNA TUDO E TODOS CONCORRENTES ENTRE SI.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx