Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Do rebanho ao estilo ALGUNS MODELOS PARA A COMPREENSÃO DO CONSUMO D O R E B A NH O AO E S TI LO ste artigo pretende apresentar alguns modelos derivados das ciências humanas para a compreensão de como o consumo se apresenta às pessoas no mundo contemporâneo. Omaterial que apresento é derivado de algumas aulas que compõem a disciplina Psicologia II, do curso de Comunicação Social da ESPM. Numa perspectiva mais pragmática ou funcional, um artigo de psicolo- gia do consumo poderia ser pensado como uma instrução sobre como compreender os comportamentos de consumo para incentivá-lo, de alguma forma. Sem descartar o interesse de uma abordagem nesta direção, minha intenção aqui é outra. Trata-se de apresentar alguns modelos pensados por diversas ciências humanas (psicologia, socio- logia, filosofia), para a compreensão do sentido do consumo. Desta perspectiva, critica-se a idéia de que o consumidor represente aquele modelo clássico de subje- 84 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx