Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Pedro de Santi 89 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M O consumo aparece como forma de marcar a desigualdade social através da suposta igualdade de oportunidades e acesso aos bens de consumo. Nestaperspectiva, teríamospelaprimei- ra vez a concepção de um consumidor ativo, que busca sua posição dentro do gruposocialnoqualestáinseridoatravés do consumo de determinados bens e marcas. É a busca por status , entendida como busca por ocupar determinada posição dentro de um grupo. Assim, meu carro, o local onde moro ou passo minhas férias, a escola na qual matriculo meus filhos e mesmo o material escolar que lhes proporciono são agora sinais através dos quais procuro me posicionar socialmente. Isto foi expresso de foma clara em alguns filmes sobre o adolescente e sua por busca por pertencer a determinados grupos: Juventude Transviada, Patricinha de Beverly Hills, Aos 13, etc. Dois pólos extremos do espectro social e sua relação com o con- sumo mostram isto muito bem: o consumidor de classe baixa que pode adquirir bens de uma classe imediatamente superior – através de um infinito financiamento – e se exibir ante seus iguais como alguém que está subindo na vida. No outro extremo, o marketing de luxo (tão estudado nos últimos anos) também indica a necessidade de alguém os- tentar sua possibilidade de acesso a bens diferenciados e elitistas. Aquele que ostenta seu poder aquisi- tivo e desdenha quem não participa de seu círculo demonstra-nos a origem do termo snob : sem nobreza. O novo rico é aquele – sem tradição, berço ou bomgosto – que precisa adquirir status através do que consome. 4. A SENSIBILIDADE ROMÂNTICA/HISTÉRICA E A BUSCA PELA INSATISFAÇÃO ETERNA Esta perspectiva é a que mais sur- preende os alunos, acostumados com o conceito de que o marketing AQUELE QUE OSTENTA SEU PODER AQUISITIVO E DESDENHA QUEM NÃO PARTICIPA DE SEU CÍRCULO DEMONSTRA-NOS A ORIGEM DO TERMO SNOB : SEM NOBREZA. CAMPBELL RETROAGE O NASCIMENTO DO CONSUMISMO EM DOIS SÉCULOS, COM RELAÇÃO AOS AUTORES QUE TEMOS VISTO. O HOMEM SENSÍVEL VIVE NUM ESTADO DE INSATISFAÇÃO QUE, SEGUNDO CAMPBELL, ELE ANSEIA POR MANTER.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx