Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Francisco Gracioso e Luiz Celso de Piratininga 9 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M GRACIOSO – Em 1954, fui con- vidado pelo José Kfouri – nosso professor de redação à época – para trabalhar com ele na J. W. Thompson. Lá, fiz contato com vários professores da Escola: o Kfouri, Francisco Teixeira Orlandi, Renato Castelo Branco, Caio Domingues. Aquilo era um ninho de “cobras” – e de professores – e, um ano e meio depois, fui convi- dado para ser assistente da cadeira de redação para ajudar o Jorge Medauar. Foi assim que – dois anos depois de formado – estreei como professor de redação. ARMANDO – Piratininga, qual foi o seu primeiro contato com a Escola? ARMANDO – Vocês dois são pes- soas ligadas há muitos anos à ESPM. Gracioso, qual foi o seu primeiro contato com a Escola? GRACIOSO – Em 1952, passando por uma “crise existencial”, não estava contente com o que fazia, que rumo tomar e – de repente – descobri um negócio chamado propaganda, através de um livro americano.Vi um anúncio da Escola no Diário de São Paulo , convocando para o vestibular. Fiz, passei e no ano seguinte, em março, comecei o meu curso. Esse foi o meu contato inicial: como aluno. JR – Logo depois, você foi chamado para ser professor. pós um pouco mais de um quarto de século, o Conselho Deliberativo da Escola indicou, para substituir Francisco Gracioso, na presidência da diretoria executiva, o também conselheiro da ESPM, publicitário e professor Luiz Celso de Piratininga Figueiredo. A Revista da ESPM traz a seus lei- tores, com exclusividade jornalística – e visão institucional – uma entre- vista com os dois presidentes: o que chega e o que sai – na qual ambos falam de suas igualmente longas experiências como profissionais de propaganda, professores e colabora- dores da Escola; das suas avaliações sobre o trabalho da instituição no passado e no presente e sobre seus projetos e planos para o futuro. Os presidentes foram entrevista- dos por dois jornalistas – ambos, também, ligados há muito tempo à ESPM: Armando Ferrentini, presi- dente do Conselho Deliberativo e editor das publicações espe- cializadas caderno Propaganda & Marketing e as revistas Propaganda e Marketing ; e J. Roberto Whitaker Penteado, editor desta Revista. A LUIZ CELSO DE PIRATININGA

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx