Revista da ESPM MAR-ABR_2007
94 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Coca-Cola por seus consumidores I. INTRODUÇÃO Miller (1998) já havia sinalizado para o tratamento particular dado na literatura ao estudo do produto Coca-Cola, comumente percebido como mercadoria-símbolo do con- sumo e do capitalismo. A magni- tude de sua posição de mercado contribui para essa percepção. O Brasil se constitui no terceiro produtor mais importante de Coca- Cola no mundo. A empresa de- tém no país 50% do mercado de refrigerantes, com uma produção de seis bilhões de litros em 2002 e um consumo per capita anual de 34,2 litros. Coca-Cola foi lançada no mercado brasileiro em 1942, e atra- vés do sistema de franquia obteve, rapidamente, uma larga distribuição no país. Há mais de um século, com sua mesma fórmula original, Coca- Cola se mantém como o principal refrigerante que não só refresca a sede, mas que também tem “o poder de conjurar lembranças e emoções” (Allen, 1994, p. 425). AS ESTRATÉGIAS DE SINGULARIZA
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