Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Roberta Dias Campos 95 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M a prática de quem o consome de forma renovada. Esse uso particular contribui para investigar práticas de consumo, que só podem “tomar corpo e expressão pelo gesto e pela matéria” (Warnier, 1999, p. 125). Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas de apropriação, pelos consumidores, de objetos diversos relacionados à mercadoria Coca-Cola, tornando- os singulares em seus contextos de vida e sendo, assim, matéria de construção identitária. Tomando por base o conceito de Kopytoff (2003), de biografia dos objetos, em que determinado objeto percorre posições diversas em sua trajetória, buscou-se descrever a trajetória dos objetos Coca-Cola e, mais particularmente, as estratégias de singularização da mercadoria, por seus consumidores, sendo levada do mercado de massa para o universo particular das histórias pessoais. Coca-Cola, no entanto, revela uma presençamais prosaica, mais cotidia- na: em objetos simples, pedaços de embalagens, brindes promocionais de baixo valor, que estão presentes em jogos, brincadeiras, festas, coleções. Esta presença menos gran- diosa revela a intervenção do con- sumidor no produto, transformando- o em recurso de sua atuação diária. Quando Coca-Cola se revela mais como objeto manipulado do que manipulador poder-se-á descrever ÇÃO DA MERCADORIA POR SEUS CONSUMIDORES Fotos divulgação: www.cocacola.americanas.com.br - Vendas revertidas para projetos sociais.

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