Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 107 P or A driano M aluf A mui } Aque l es que não conseguem se l embrar dos er ros do passado estão condenados a repet i-l os ~ G eorge S an tayana (1863-1952) Melhor do que ontem, pior do que amanhã o xperiências do passado podeme devemser analisadas e aproveitadas pelas empresas. Mas para que não se tor- nemuma armadilha, precisam ser utilizadas como ali- cerce para construir um futuro pautado na reinvenção e inovação. Entenda seu negócio. Entenda seu tempo. Saiba que nos dias de hoje as mudanças são bruscas e afetamo seu negócio. Salvo (cada vez mais), raras exceções, ou sua organização se adapta e segue em frente ou então está em risco. No entanto, empresas com longas trajetórias e histórico de bom desempenho tendem a se apegar a um passado bem-sucedido, que simboliza conforto e protege a empresa dos traumas das mudanças. Mas isso pode ser uma armadilha que leva algumas companhias a uma trajetória descendente, conduzindo-as a tragédias corporativas. E

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx