Revista da ESPM_MAR-ABR_2012
m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 109 O peso dos anúncios publicitários: O CASO MYSPACE Outro exemplo de como não se apegar a um passado glorioso é o MySpace. Líder nas redes sociais até 2008, o site já foi uma das empresas digitais mais valorizadas da história 4 . Nos dias de hoje, consiste em uma plataforma de distribuição de conteúdo musical, gerenciado pela empresa Specific Media, que comprou o MySpace da News Corp. por US$ 35 milhões, uma fração dos US$ 580 milhões pagos pela marca quando era um sucesso na internet 5 . No auge da popularidade doMySpace, a News Corp., conglomerado de mídia do magnata Rupert Murdoch, buscava uma base sólida para expandir seu domínio na internet. A estratégia era associar a dinâmica da web aos ativos do seu conglomerado. Mas, ao ser incorporada por um gigante corporativo, o MySpace comprometeu sua flexibilidade, já que passou a sofrer pressão para entregar resultados trimestrais 6 . Esses resultados eram obtidos por meio de uma estratégia similar à de um portal: lucratividade decorrente da exposição do usuário a anúncios enquanto navega. O usuário era exposto a uma quantidade cada vezmaior de peças publicitárias e o MySpace passou a ser uma plataforma lenta, pesada, invadida por spam e excesso de publici- dade. Os usuários trataram, então, de procurar outras redes sociais. A miopia ao olhar para o futuro se devia, em parte, ao fluxo de novos usuários. Com 300 mil cadastros diários nos tempos áureos, a empresa acreditou, com otimismo, que con- seguiria superar as dificuldades e reverter o quadro negativo que se vislumbrava. O peso da centralização de serviços nos portais: O CASO YAHOO OYahoo, umdos primeiros emaiores provedo- res de conteúdo, buscas e serviços on-line, po- deria ter se tornado um gigante e um sinônimo de internet, como ocorreu com Gilette e Xerox em seus respectivos segmentos. Mas a empresa tem apresentado dificuldades em manter seu espaço no mercado que ajudou a criar. Quando o Yahoo se estabeleceu como um por- tal, cuja função era centralizar a experiência do usuário na internet, não havia novos players , diferenciados ou mais especializados. Com a criação e popularização de redes sociais, blogs , tumblrs, a mobilidade e a tecnologia RSS e outros incontáveis mecanismos de filtragem, o internauta passou a encontrar, com facili- dade, o que lhe interessava. Nesse contexto, os portais passaram a dividir a atenção do Fundado em 2003, como um serviço de rede social, oMyspace foi adquirido pela NewsCorporationem2005,porUS$580 milhões. Ele já foi o site de relacionamen- tos mais visitado no mundo. Apesar de várias reformulações, seu número de visitantes tem diminuído. Atualmente, funciona como uma plataforma de distribuição de conteúdo musical Criadoem1994,porFiloeYang,o“Yahoo” ganhou esse nome graças ao povo Yahoo, que aparece no livro “As viagens deGulliver”,deJonathanSwift.Apalavra é também um retro-acrônimo da expres- são inglesa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”
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