Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 111 exponencialmente, a visualização de produtos, serviços e/ou empresas ligados à campanha. O sucesso do Facebook é uma combinação de alcance, escala, usabilidade, integração de ferramentas de terceiros e capacidade de se reinventar a todo momento. A criação da timeline e as mudanças de interface ou no- vas funções criam a sensação no usuário de que não é possível passar uma semana sem acessar a rede, sob o risco de encontrar tudo novo no próximo acesso. É, portanto, esse estado febril de experimentação constante que atrai e retém as pessoas no site. Mais do que isso, o Facebook segue à risca a máxima de tornar a si mesmo obsoleto antes que algum concorrente o faça. Semmedo de inovar ou de errar: O CASO GOOGLE O Google é uma empresa de superlativos, dona de uma das marcas mais valiosas do mundo. Com valor de mercado estimado em US$ 195 bilhões, transformou-se em uma provedora de buscas, e-mails, aplicativos, armazenamento, serviços, mensagens ins- tantâneas, VoIP e sistemas operacionais para dispositivos móveis (Android) 10 . Esse crescimento é fruto de uma cultura que estimula continuamente a inovação. A empresa tem um executivo de alto escalão, o Chief Culture Officer, cuja missão é estimular e manter uma cultura de constante experi- mentação. O papel de cada um de seus 10 mil funcionários é usar até 20% de seu tempo em projetos pessoais que possam se transformar em iniciativas da empresa. Serviços como o Gmail, o Google News e a plataforma Ad- sense surgiram desses 20% de tempo livre de funcionários. Além de criações, a estratégia da empresa também está focada em aquisições: altamente capitalizado, o Google já adquiriu 60 outras companhias desde 2001. Entre elas, está o usuários no Brasil em 2011 17.920.000 receita publicitária estimada para 2011 US$ US$ 4 bilhões 8 de programadores criam aplicativos para a plataforma 2 milhões Mulheres 54% Homens 46% SEXO FAIXA ETÁRIA INFOGRAFIA: M. Dueñas, com fonte de dados fornecidos por: Alexa, ComScore, Social Bakers e pelo autor de crescimento em 2011 (+9 milhões de usuários) 156% + 65 55-64 13-15 16-17 45-54 35-44 25-34 18-24 1% 3% 5% 6% 8% 15% 30% 31% 50% dos usuários acessam diariamente 9

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx