Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

e respectiva área de gestão a identificação e manutenção institucional por meio de ferra- mentas e instrumentos específicos. Um bom exemplo dessa situação está na área de comércio exterior brasileiro, que tem um histórico recente de pouco mais de duas décadas, na área de negócios internacionais. Possui profissionais com grande experiência, que passarampor diferentes vivências, as quais moldaram seu perfil de forma operacional, técnica e comercial. Entretanto, o ambiente atual das operações internacionais está na área tecnológica, onde houve uma tentativa de padronização e massificação. Se, por um lado, as empresas devem ter, em seu quadro de colaboradores, profissionais mais maduros e responsáveis, o setor vive hoje certo conflito, pois os novos entrantes não têm a qualifica- ção técnica e comercial necessária e nem o pensamento de longo prazo, exigência para quem atua no mercado externo, que requer compromissos e relacionamentos duradouros. No livro Empresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Elsevier, 2008), José Antonio Puppim de Oliveira afirma que “o novo papel desempenhado pelas empresas hoje envolve decisões relativas aos usos de recursos, sejam materiais, naturais, humanos, sociais ou ainda de capital”, sob uma óticamais orgânica e sustentada de uma empresa. Dessa forma, deixando de lado os recursos materiais, de produção e financeiros, os recursos intangí- veis trazem para uma organização uma nova perspectiva, positiva ou negativa, dependendo do tipo de recurso que obtémnomercado onde desenvolve suas operações. Recomendações estratégicas para as empresas nos próximos anos Empesquisa realizada pelaMichigan Business Chiou (UMBS), em 2002, publicada pela revis- ta HSMManagement , as principais preocupa- ATRAIR, MANTER E DESENVOLVER PESSOAS/TALENTOS MANTER UM AMBIENTE DE ALTO DESEMPENHO PENSAR E PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE GERENCIAR O TEMPO E O ESTRESSE PRODUZIR PRODUTOS E SERVIÇOS DE ALTA QUALIDADE PERMANECER À FRENTE DA CONCORRÊNCIA AUMENTAR A SATISFAÇÃO DO CLIENTE ALINHAR VISÃO, ESTRATÉGIA E AÇÃO MANTER O EQUILÍBRIO ENTRE O TRABALHO E A VIDA PESSOAL AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DOS GESTORES DE EMPRESAS MELHORAR OS PROCESSOS INTERNOS R e v i s t a d a E S P M – m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 118

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