Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

João Anzanello Carrascoza e Pedro Yves (org.) A PROPAGANDA E O SONHO – ORÍGENES LESSA E O UNIVERSO PUBLICITÁRIO EDITORA SINGULAR SÃO PAULO – 2011 173 P. – INSTITUTOCULTURAL@ESPM.BR Resgate de 25 textos sobre publicidade, de Orígenes Lessa, publicados na revista PN, entre 1957 e 1960. Tido como um dos mais conceituados redatores publici- tários de sua época, Lessa foi o primeiro presidente da APP, em 1937, e seu legado à propaganda continua vivo. O autor tornou-se reconhecido nacionalmente como escritor de ficção e membro da Academia Brasileira de Letras, sendo que algumas de suas obras foram adaptadas pela TV Globo. Assim, ao editar este livro, o Instituto Cultural e a ESPM cumprem um de seus objetivos primordiais, que é o de resgatar documentos que contribuam com a valorização e o aprendizado do publicitário e da publicidade brasileira. João Anzanello Carrascoza é graduado em Publicidade e Propaganda, com mes- trado e doutorado em Ciências da Comu- nicação pela Universidade de São Paulo. É docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, responsável pela disciplina História das Estratégias Publicitárias. Comunicação é a sua área de investiga- ção, com ênfase nos processos retóricos e análise do discurso da publicidade. LEITURA recomendada Clovis Tavares O JOGO DAS VENDAS – UMA FÓRMULA FÁCIL E DIVERTIDA PARA CONQUISTAR CLIENTES E AUMENTAR LUCROS EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2012 200 P. – R$ 29,90 Focado nos diversos tipos de clientes, o autor apresenta uma ferramenta fácil e divertida para o profissional de vendas lidar com seus clientes. A obra traz seis cartões destacáveis similares às cartas de baralho, sendo que cada um deles apresenta um perfil de cliente. Com isso, a cada atendimento feito pelo profissio- nal de vendas, ele terá a possibilidade de conhecer melhor o perfil, a necessidade e o potencial dos consumidores, aumen- tando, assim, sua carteira de clientes e também os lucros da empresa. Clovis Tavares é formado em Publici- dade no Brasil, com especialização em Advanced Marketing pela State Univer- sity of New York. Começou sua carreira como mágico profissional, foi vendedor, gerente de vendas, diretor de marketing e, atualmente, é presidente da Magical Enterprise Produções, que tem 23 anos de experiência na criação de palestras para motivar e transformar pessoas em eventos no Brasil e exterior. É o único palestrante do país vencedor de quatro edições do Top de Marketing pela ADVB, além de ser autor de vários livros. ES PM R e v i s t a d a E S P M – m a r ç o / a b r i l d e 2 0 1 2 128 J. R. Whitaker Penteado A TÉCNICA DA COMUNICAÇÃO HUMANA CENGAGE LEARNING SÃO PAULO – 2012 469 P. R$ 60,90 A Técnica da Comunicação Humana estuda a importância da comunicação, consi- derando as necessidades desde os mais remotos estágios da civilização até os dias atuais. O livro apresenta um estudo am- plo e contempla temas como a abordagem filosófica e humanística, a importância da comunicação empresarial e o uso da internet como instrumento de pesquisa e de relacionamento humano. O autor, José Roberto Whitaker Pen- teado, foi um dos pioneiros do rádio brasileiro. Foi apresentador na Rádio Cultura de São Paulo, diretor da Rádio América e produtor de programas para a Rádio Nacional do RJ – entre 1932 e 1950. Também ocupou o cargo de diretor do Departamento de Rádio da J.W.Thompson, além de ter sido respon- sável pela comunicação da Comissão do IV Centenário de SP, em 1954. Formado em direito, com doutorado em Ciência Política pela Fundação Escola de Socio- logia e Política de São Paulo (FESPSP), Penteado atuou ainda como consultor de Relações Públicas de grandes empresas e professor de disciplinas do Marketing e da Comunicação, em instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx