Revista da ESPM_MAR-ABR_2012

N uando se fala da atual crise da economiamundial, as opiniões se dividem.Muitos a chamam de crise cíclica do capitalismo, como foi a Grande Depressão de 1929, enquanto outros a consideram um fenômeno isolado, inerente ao sistema capitalista, mas não necessariamente cíclico. A verdade, porém, é que o capitalismo ocidental já teve outras crises periódicas, além dessas duas, e bastaria um pequeno esforço de memória para lembrarmos da crise de longa duração que tomou conta dos principais países ocidentais na virada do século XIX para o século XX. Quem quiser sentir mais de perto o que foi essa crise deve ler o Ragtime de E. L. Doctorow. Cíclica ou não, a crise que começou em 2008 tem, no entanto, contornos diferentes, como muito bem assinalam vários de nossos entrevistados, debatedores e articulistas. Não se trata apenas de um descompasso causado pela falta de regulação e disciplina dos mercados financeiros, mas também do desrespeito de muitos governos às leis fiscais e orça- mentárias mais elementares. Tudo isso se combina com uma mudança estrutural na economia mundial, com a perda da importância relativa de alguns “players tradicionais” e o advento das grandes economias emergentes com seus próprios interesses. A solução tentada para a crise de hoje também é bem diferente das que foram postas em prática na Grande Depressão. Desta vez, os bancos centrais das grandes economias desenvolvidas estão injetando trilhões de dólares na economia, permitindo um alívio imediato, mas criando também excesso de liquidez e inflação mundial. Hoje, quatro anos depois do início da crise, ninguém sabe quando ela vai acabar. O Prof. DelfimNetto é bastante otimista e continua achando que estamos vivendo mais um“soluço”do capitalismo. Outros lembram que a crise de 1929 durou dez anos e só terminou coma Segunda Guerra Mundial. Seja como for, o mundo que vai emergir desta crise será muito diferente e os países como o Brasil terão uma oportunidade inesperada de aumentar a sua importância econômicamundial.Mas para isso, como bem observam alguns de nossos colaboradores, teremos de fazer muito mais do que os planos que se sucedem, atendendo os setores que fazem mais lobby e fechando cada vez mais as nossas fronteiras econômicas. FRANCISCO GRACIOSO Presidente do Conselho Editorial Crise e oportunidade Q PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm C onselho E ditorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Hiran Castello Branco Thomaz Souto Corrêa J. Roberto Whitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) C oordenação E ditorial Lúcia Maria de Souza E ditora A ssistente Anna Gabriela Rodrigues Araujo E dição e P rojeto G ráfico Miriam Duenhas C olaboração Gustavo Valdivia C omercial J.L.Décourt Ricci e-mail: jldr@uol.com.br Tel.: (11) 5085-4679 C apa Mais Packing R evisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R edação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br I mpressão Editora Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica.com.br D istribuidor E xclusivo Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R evista da ESPM Uma publicação bimestral da Escola Superior dePropagandaeMarketing.Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul- tores e executivos são convidados a apresentarem matérias sobre suas especialidades, que venhama contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial.

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