Revista da ESPM

março / abril de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 125 } O ideal é manter um equilíbrio permanente entre a excelência do conteúdo produzido e a saúde f inanceira da empresa. ~ e de f racassos também, pois é com os fracassos que se aprende mais. Um grande dirigente editorial precisa ter os valores do bom jornalismo: independência, integridade, ética, excelência e respeito ao leitor. Toda vez que falar em leitor pense no seu público e isso vale para todos os meios. O segundo ponto é ter uma visão clara de onde está e aonde quer chegar com o seu veículo, qual é a sua missão, sua função, como servir, provocar, estimular, instigar a sua audiência, qual é a reação que espera da sua audiência em função do jornalismo que pratica. Para isso, todos os bons dirigentes editoriais que conheci em minha vida tinham uma curiosidade onívora. Não conheço grandes dirigentes editoriais e diretores de redação que não sejam, permanentemente, curiosos a respeito de tudo. Estão sempre ligados 24 horas por dia. A capacidade de fazer o que chamo de zoom in e zoom out é necessária para poder ver o detalhe com o zoom in e também para não se perder nele, conseguin- do fazer o que no cinema se chama zoom out para ver a situação de longe em perspectiva. A capacidade de agir no momento certo, o timing , como todos nós já sabemos, é abso- lutamente fundamental. E ter sempre como objetivo a excelência jornalística, a isenção, a precisão, a verificação, o equilí brio, a relevância e o compromisso permanente com a verdade. O que um bom dirigente editorial deve saber adicionalmente é que precisa conhecer a sua audiência, o leitor, o internauta, o telespectador, o ouvinte, que é a razão de ser, o princípio e o fim de tudo o que fazemos, a sustentação de nossos veícu- los. Além de conhecer o seu público, precisa respeitá-lo, cuidar dele e antecipar os seus desejos. Precisa saber gerir gente, isso se aprende um pouco na prática, mas também na teoria. A primeira preocupação de um bom gestor deve ser com o recrutamento, o desenvolvimento, a manutenção e a motiva- ção de sua equipe. Isso inclui saber demitir. Há momentos em que demitir é necessário, já em outros é preciso apoiar seus jornalis- tas, mesmo que tenham falhado, e nunca demiti-los sob pressão, nunca, esse é um pecado mortal. Precisa conhecer todos os processos que envolvem uma publicação, um site, uma emissora: o que é administração, o que são os controles, como utilizar indicado- res de desempenho, que vão desde o custo editorial por página ou edição por minuto até a proporção do conteúdo jornalístico no conjunto do veículo. Precisa entender de publicidade, assinaturas, gráficas, tecnolo- gia, transmissão, distribuição, pesquisas, marketing, tudo isso como pano de fundo não é responsabilidade do diretor editorial, mas faz parte do contexto em que ele precisa operar para entender a correlação entre as partes e a importância de sua inter-relação harmoniosa. Precisa saber mediar conflitos, saber di- zer não ou ainda quando e como recusar anúncios que conf litem, invadam ou se confundam com o seu conteúdo editorial. Precisa saber quando está impelido para evitar conflitos de interesses e resistir às tentações. Isso tudo se torna ainda mais importante e complexo graças à revolução digital em curso. R o b e r t o C i v i t a

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