Revista da ESPM
R E V I S T A D A E S P M – março / abril de 2011 134 Imagens: Divulgação LEITURA recomendada Cláudio Antônio Tordino FORMAÇÃO CRÍTICA EM ADMINISTRAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE VERSUS INSTITUCIONALISMO EDITORA HONORIS CAUSA CURITIBA − 2010 222 P. – R$ 43,80 WWW.HONORISCAUSAEDITORA.COM.BR É inevitável manter a dissonância entre o discurso e a prática e formar espíritos des- membrados, ou há espaço na academia e na sociedadeparaumaformaçãoprofissionalque se queira crítica e comprometida com a vida? A relação entre formação emAdministração, interdisciplinaridade e institucionalismo evidencia a natureza interdisciplinar da Administração e da Teoria Institucional, mas apontaàdificuldadedeainterdisciplinaridade institucionalizar-se, dada a estrutura disci- plinar da Educação Superior e da formação acadêmica, bem como dos interesses que as sustentam. Discute-seapossibilidadedeformaçãocrítica emAdministração−mesmoqueseacatemas determinaçõesdomododeprodução−,desde que a formação de professores e estudantes acolha a interdisciplinaridade, a pesquisa e a autoria como fulcro do processo de ensino- -aprendizagem. Aí reside o potencial de ultrapassagemdomultidisciplinaremdireção ao interdisciplinar, à medida que ancora a formação profissional na realidade social. Ela é a portadora da complexidade demandante de outro tipo de formação. O autor é economista (USP), administra- dor (FASP), mestre e doutor em Educação (USP e PUC-SP). Professor da FEA-PUC- SP e ex-professor da ESPM. ctordino@amcham.com.br Éderson Luiz Piato, Verônica Angélica Freitas de Paula e Andrea Lago da Silva GESTÃO DE MARCAS PRÓPRIAS EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2011 192 P. – R$ 42,00 O objetivo deste livro é apresentar dire- trizes que orientam a análise e a tomada de decisão sobre a adoção da estratégia de marcas próprias. A obra aborda aspectos referentes às marcas próprias, conside- rando as peculiaridades de cada agente, e apresenta em detalhes as dimensões e os elementos conceituais que circundam essa estratégia. Organizado em cinco capítulos, o livro traz exemplos e casos práticos que vi- sam ampliar e facilitar o entendimento, possibilitando o exercício dos conceitos apresentados. Obra destinada a profissionais, pesqui- sadores e estudantes interessados no entendimento das decisões de marcas próprias e suas várias possibilidades em diferentes organizações - indústria, ata- cado ou varejo. Os organizadores estão vinculados a cursos de graduação e programas de pós- graduação, atuando como professores e pesquisadores na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Uberlândia. Nelson Santini Junior e Sérgio Roberto Porto de Almeida PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS DA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2011 152 P. – R$ 35,00 Este livro apresenta conceitos importantes de estratégia empresarial e indica formas de aplicação e uso de algumas ferramentas. A construção da obra foi dividida em duas partes. A Parte I (Filosofia da estratégia e dos negócios), que contém três capítulos, se ocupa da parte introdutória da área objeto de estudo, analisando os principais conceitos de planejamento. Já a Parte II (Ferramentas do planejamento) abrange dois capítulos, que tratamde estu- dos do futuro e formas de previsão e visão global de Balanced ScoreCard . Os assuntos são apresentados de forma ló- gica e didática, permitindo aos leitores uma assimilação gradual e consistente do texto. Nelson Santini Junior é atualmente con- sultor de relações institucionais e gestão na empresa SINERGIA e é professor em diversas organizações de ensino. Sérgio Roberto Porto de Almeida é bacharel e mestre em Administração pela PUC/SP e doutor em Administração pela FEA/USP.
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