Revista da ESPM

DENILDE HOLZHACKER Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, professora visitante no Bentley Col- lege (2007-2009), pesquisadora no NUPRI/USP, professora no curso de Relações Internacionais nas Faculdades Integradas Rio Branco e ESPM. NOTAS 1. No caso chinês os dados analisados referem-se ao pe- ríodo a partir de 1981, já os dados com relação ao Brasil e Índia referem-se ao período de 1993.Os países apresentam modelos de medição dos índices de pobreza, por isso, consi- dera-se abaixo da pobreza aquela população que vive com menos de U$ 1,15 dólar por dia. Em relação a desigualdade, utiliza-se o índice GINI (que agrega diferentes indicadores). ALTIMIR , Oscar; Inequality, empolyment, and poverty in Latin America:an overview . In:Tokman,V. E. and O’Donnel,G. (editors) Poverty and inequality in Latin America: issues and new chal- lenges . Indiana: University of Notre Dame, 1998, pp. 3-35. BIRDSALL , Nanc; SZÉKELY , Miguel. Esforço próprio em vez de “paliativos”:pobreza,equidade e política social. In: KUCZYNSKI, Pedro-Paulo; WILLIAMSON , John; (ed) Depois do Consenso de Washington: retomando o crescimento e a reforma na América Latina. São Paulo: Ed. Saraiva, 2004, p. 42-63. CHANG ,Leslie. Asgarotasdafábrica .RiodeJaneiro:Intrínseca,2008. LI , Bingqin; PIACHAUD , David. Poverty and inequality and social policy in China . Centre for Analysis of Social Exclusion, CASE Paper 87, November 2004. Disponível em: http://eprints.lse. ac.uk/6303/1/Poverty_and_Inequality_and_Social_Policy_in_ China.pdf Acesso em 14 de março de 2011. OCDE . Tackling inequalities in Brazil, China, India and South Africa - The Role of Labour Market and Social Policies . Paris: OCDE, November 2010. Disponível em: http://www.oecd.org/ dataoecd/22/41/46459969.pdf Acesso em 12 março de 2011. PORTES , Alejandro. Neoliberalism and the sociology of develop- ment: emerging trends and unanticipated facts . Population and Development Review,Vol 23, n o . 2, 1997, p. 229-59. RACZYNSKI , Dagmar. The crisis of old models of social protec- tion in latin america:newalternatives for dealingwith poverty. In: TOKMAN , V.E.and O’DONNEL ,G.(editors) Povertyand inequality in Latin America: Issues and new challenges. Indiana: University of Notre Dame, 1998, pp. 140-168. RAVALLION , Martin. A comparative perspective on poverty reduction in Brazil, China and India. Policy Research Working, Paper 5080. BancoMundial,October 2009. Disponível em:http:// elibrary.worldbank.org/docserver/download/5080.pdf?expires=1 300107682&id=id&accname=guest&checksum=E6EC1015D5C E0612E8F2765639A50BCD Acesso em: 12 de março de 2011. BIBLIOGRAFIA Bolsa Família é reconhecido internacionalmente, não apenas pela sua amplitude, mas também por seus resultados em alterar as condições de vida da populaçãomais vulnerável. Entretanto, a estratégia social brasileira combina um conjunto depolíticas e ações visandoaoaumentoda renda. Como a pobreza e a desigualdade têm causas múltiplas, também sua solução deve ser adotada com um conjunto de políticas. Desde 2010, percebe-se uma maior preocupação do governo chinês em implementar ações sociais que possam diminuir os efeitos da crescente desigualdade. No entanto, ainda prevalecem dúvidas sobre a capacidade do país em executar ações redistributivas comonoBrasil. Cresce entre os analistas a opinião de que políticas dirigidas para determinados grupos devem ser adotadas, mas não há consenso de como se daria este pro- cesso. Torna-se, cada vez mais, consensual que as baixas condições sociais, em que vive grande parcela da população chinesa, representam um fator potencial de tensão para o Estado. Nesse sentido, paulatinamente, o governo chinês tem adotado ações mais intervencionistas de distri- buição de renda. As disparidades regionais são um dos desafios do governo chinês, bem como melhorar o acesso à educação e moradia. A Índia é o país que apresenta o quadro mais preocupante, pois a baixa eficiência das políticas sociais gera pessimismo quanto aos resultados de longo prazo. A cooperação entre Brasil, Índia eÁfrica doSul, no âmbitodoFórumIBAS, é vista como relevante para proporcionar o desenvolvi- mento de políticas sociais no combate à pobreza. Nesse sentido, a experiência brasileira serve de modelo para a Índia. Os desafios na área social ainda representam gargalos na inserção dos três países, sendo que a maior articulaçãoentre as políticas dedesenvolvi- mento e as estratégias de superação de pobreza e desigualdade é algo que deve evoluir nos debates domésticos. A superação dos problemas sociais poderá gerar um ciclo vicioso que permitirá a maior participação desses países no sistema econômico internacional e, assim, realmente al- cançarem novos patamares de desenvolvimento econômico, social e humano. ES PM

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