Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 29 No entanto, segundo o próprio Martensen, havia problemas: “Procurando sempre captar a atenção das massas populares a propaganda faz tudo para dar ao público aquilo que o público quer. Se as pesquisas de mer- cado indicam uma certa preferência das donas de casa pelo rádio-teatro, invertem-se fortunas irra- diando novelas doentias, de ínfimo valor artístico e de duvidoso fundo moral. ... Mas virão os colegas, virão os anunciantes, e nos dirão: nosso problema não é de ordem educacional, e sim de venda. A pro- paganda existe para vender. ... Mas uma coisa é ven- der destruindo princípios, infringindo as leis, des- truindo o gosto artístico do povo, e outra é vender construindo bons hábitos, incentivando a cultura geral, elevando e embelezando a vida. As duas for- mas de propaganda VENDEM. A diferença entre elas está na dificuldade muito maior e na técnica requerida para tornar realmente popular uma publi- cidade de caráter elevado.” Além da pujança da atividade da propaganda (que ainda semanteria emdestaque por muitos anos, mas que atualmentevemsendo substituídagradativamente por outras formas demídia e comunicação),Martensen é assertivo ao destacar a contribuição positiva que a propagandapode ter sobre a culturadeumpaís edeum povo. Ele admite que é mais difícil fazer propaganda com esse caráter positivo, mas que isso é possível e, mais, é umobjetivo a ser perseguido constantemente. AEscola Superior de Propaganda (a instituição só ado- taria o nome Escola Superior de Propaganda eMarke- ting na década de 1970) estava comprometida com o caráter formativo da propaganda. Os seus professo- res e alunos deveriam atuar de acordo com esse pro- pósitomaior da profissão e o currículo deveria refletir essa ambição. Setenta anos se passaramdesde que esse artigo foi publicado, em abril de 1952. O mundo é outro; a ESP se tornou ESPM e hoje oferece cursos que em muito excedem as expectativas iniciais dos fundadores, como relações internacionais e sistemas de informa- ção. Essas novas ofertas não ocorrerampor acaso, pelo contrário, responderamanecessidades reais que foram percebidas pela diretoria da escola e que tinham forte interseção comoutras áreas naturalmente de influên- cia da instituição. Relações internacionais, por exem- plo, se tornou uma carreiramais atraente ao ser com- binada comoDNAda ESPMe se voltar para a abertura ARQUIVO ESPM ARQUIVO ESPM

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