Revista da ESPM

METODOLOGIA REVISTA DA ESPM | OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020 30 demercados internacionais. Sistemas de informação deixa de ser um curso puramente técnico e passa a oferecer oportunidades emáreas de negócio e de ino- vação em comunicação, também como resultado da saudávelmistura das áreas de atuação da Escola como perfil mais tradicional dos cursos existentes anterior- mente aonosso. Tudo isso apontava para anecessidade de uma releitura da identidade da ESPM, preservando e honrando as origens da Escola, mas ampliando os horizontes conforme se fizer necessário. Dessa forma, procurou-se obter umequilíbrio entre os objetivos históricos colocados para a ESPM— e que continuam a ser importantes — e uma realidade con- temporâneamais complexa. Acomunicaçãomudou, a indústria da comunicaçãomudou, as indústrias criati- vas se estabeleceramcomo umconjunto de atividades econômicas de suma importância para o desenvolvi- mentode umpaís, anecessidade de se tornar relevante emescala internacional se evidenciou, o core da ESPM se expandiu e, nesse processo, aumentou as áreas de contato da Escola comoutros campos. Emoutras pala- vras, a realidade estámais complexa e precisamos nos repensar para fazer frente a novos desafios. Internamente, estamos trabalhandonessamudança desde 2013, quando a comunidade da ESPM aprovou o Plano Diretor Acadêmico (PDA) da instituição, com o objetivo de promover uma grande transformação de nossaoferta enossoambientede aprendizagem. Coma implantaçãoprevistaatéofimdesteanode2020, oPDA mudou completamente os programas da instituição, A ESPMtemquatro competências no centro da sua proposta acadêmica: autonomia, criatividade, fluência tecnológica e ética e responsabilidade SHUTTERSTOCK.COM Ajudar os alunos a encontrar significado emseu aprendizado é umdesafio para os professores, mas é umprocesso fundamental na obtenção de nossos objetivos pedagógicos e na formação de profissionais transformadores

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1