Revista da ESPM
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 37 Apressãopelo tempoeospontos levantados acima afe- tamsobremaneiraouniversodasexperiênciaseducacionais no que diz respeito aos conteúdos, modalidades de curso e dinâmicas de aulas. Dois elementos tornam-se centrais nesta discussão: a educação continuada e o conceito de lifelong learning como caminho inexorável para o desen- volvimentoprofissional; e a convergência entre omodelo presencial de educação e a educação a distância (EAD) — que resulta emuma proposta híbrida de ensino-apren- dizagem como alternativa viável dentro desse cenário. No terreno da educação continuada, que engloba os cursos de pós-graduação e extensão em formatos e dinâmicas cada vez mais variados, podemos enxer- gar algumas questões que acentuam a complexidade desse cenário. As jornadas profissionais estão cada vez mais alon- gadas e não mais estáveis como no passado, quando os universitários se formavam para uma carreira estável e previsível. O lifelong learning — conceito que explica a necessidade de continuar estudando a vida toda — res- salta as várias demandas que um profissional tem em diferentesmomentos de sua jornada e como a formação e o desenvolvimento podem atuar em cada uma dessas fases para capacitá-lo nas competênciasmais relevantes nesse contexto. Tudo isso em trilhas de carreira quase nada lineares e commudanças cada vez mais rápidas e desafiadoras. Em2014, a ESPMdesenvolveu uma de suas diretrizes principais que tem fundamento no conceito acima defi- nido. O lifelong learning passou a ser então a base de sua estratégia de portfólio, organizando os momentos de carreira do profissional em quatro perfis de estudante, conforme figura a seguir. Os gadgets e novos recursos nos colocam ”disponíveis” 24 horas por dia, sete dias por semana e na maioria das vezes temos dificuldade emnos disciplinar para usar a flexibilidade inerente a essas tecnologias a nosso favor shutterstock . com FASES DA VIDA PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO CONTINUADA INICIANTE Recém-formado, poucos anos de carreira ou em cargo de baixa autonomia. CRESCIMENTO Alguns anos de experiência, em cargos de coordenação ou gerência júnior CONSOLIDADO Experiência, cargos de liderança de equipes de decisões estratégicas RECONHECIMENTO Reconhecida experiência, longos anos de carreira, ou cargo de alto valor estratégico OS 4 PERFIS
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