Revista da ESPM
EDUCAÇÃO CONTINUADA REVISTA DA ESPM | OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020 38 Para cada momento de carreira desenhamos anual- mente umconjunto de cursos comdiferentes propostas temáticas e de formatos que visamresponder às necessi- dades específicas de cada perfil. A partir deste modelo, nosso objetivo foi estar preparados para enfrentar os desafios de um mercado em constante mudança, que continuará sendo cada vez mais veloz e dinâmico. A incerteza que hoje paira sobre o futuro dos empregos e atividades profissionais deve ser enfrentada com uma alta flexibilidade nos formatos e processos estrutura- dos de inovação no desenvolvimento de novas propos- tas de educação. Nesse ponto, quando se discutem as mudanças e os desafios no contexto de negócios, um conceito que tem sidomuitodebatidonosúltimosanoséoVUCA, acrônimo de Volatiliy, Uncertainty, Complexity, Ambiguity (Volá- til, Incerto, Complexo e Ambíguo), expressão trazida do meiomilitar que, desde 2010, temsido usada para tratar dos riscos envolvidos emuma realidade extremamente desafiadora e emumambientedenegócios cada vezmais competitivo e demandante de comportamentos inova- dores e predispostos para a mudança e a reinvenção. Mas o que vinha sendo discutido como uma realidade com tintas de futuro próximo para muitas empresas e perfis profissionais foi dramaticamente acelerado com a crise atual da Covid-19, colocando todas as atividades econômicas, setores, modelos de negócio, carreiras e a sociedade no mesmo ponto de inflexão. Independente- mente da fase emque uma empresa estejano contextoda transformação digital, a palavra de ordemagora é repre- sentada por expressões como: redesenhar as estruturas, repensar a prática e ressignificar as ações. Tudo ao mesmo tempo e com urgência. Tudo extre- mamente VUCA. Se as escolas de negócio procuravam umbomexemplo para explicar esse conceito, o exemplo chegou com toda a riqueza e oportunidades. Já na dimensão do formato e modelo educacional temos hoje um ambiente extremamente fértil para a convergência entre a educação presencial e a educação a distância. Os defensores e detratores das duas moda- lidades encontramuma proposta conciliatória e que nos permite acrescentar luzes na aprendizagem, indepen- dentemente da dinâmica ou formato adotado. Se pararmos para pensar emcomo o aluno, no ensino tradicional, supostamente leva sua vida acadêmica, notaremos que, entre leituras, exercícios e pesquisas que deve realizar, seja em casa ou numa biblioteca, ele cumpre boa parte dela com atividades não presenciais. Ou seja, mesmo no ensino dito tradicional, momentos de aprendizado não presenciais sempre estiveram pre- sentes. Alémdisso, se contarmos laboratórios, diferen- tes equipamentos, aulas complementares, regras de comportamento, padrões diferentes de sociabilidade, todo o contexto escolar, veremos que esse ambiente foi e segue sendo híbrido. Portanto, não apenas em termos da separação entre momentos presenciais e não pre- senciais, mas também de configuração dos ambientes escolares. E, talvez, partindo deste pressuposto, sejamos agoramais capazes de romper as barreiras que nos têm impedido de assumir de vez a inevitabilidade do ensino híbrido e aproveitar de suas potencialidades. A chegada das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) aomundo da educação trouxemui- tas mudanças que não foram somente materiais, mas também em termos de concepções teóricas, processos e abordagens pedagógicas. Nesse arcabouço surgiram os termos e-learning , web-based education , on-line educa- tion e virtual classroom — todos significando educação a distânciamediada por TDIC. No entanto, não são todas as atividades de e-learning que acontecem a distância, também costumam ser usadas para complementar as práticas presenciais. Quando o e-learning acontece tanto em atividades presenciais quanto em atividades não presenciais, caracteriza-se o que se tem denominado de ensino híbrido ou blended learning. Com a pandemia, tivemos um ano quase inteiro em que todooplanetamergulhou emexperiências profissio- nais e educacionais on-line, trazendo para essa vivência todos aqueles que ainda tinhamdificuldade de enxergar que já vivemos emumcontexto híbrido emnossa socie- dade, misturando elementos domundo digital e virtual com atividades que inexoravelmente encontram lugar na dimensão presencial. A partir dessas duas frentes a ESPM tem seu com- promisso com a excelência e proximidade do mercado Apalavra de ordemagora é representada por expressões como: redesenhar as estruturas, repensar a prática e ressignificar as ações
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