Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 45 socioambientaldeixadesercaprichoepassaasermaisexi- gida como princípio de atuação; e, sobretudo, ummundo emqueosativismosde todasorteconfrontamopoder ins- titucional dasorganizações. Vivemosumtempodenovas práticas demobilização social, que impõemàs empresas asaudável obrigaçãode repensar seusvalores, seusméto- dos, seus produtos e suas declarações. Houve uma compreensão precoce por parte dos fun- dadores da Escola de que a necessidade domercado não está naquilo que se fez no passado, e simno que poderá ser feito a partir das contribuições das novas gerações. Em2013, os princípios coerentes a essemodo de pensar foram traduzidos pela nova assinatura: quem faz trans- forma . Espera-se do egresso que participe desse movi- mento amplo de transformação social, ultrapassando a mera reprodução de práticas. Agora, a ESPM chega a seus 69 anos dando boas-vindas às forças de renovação do mundo: o inusitado em constante movimento . Nunca vista como indesejável a priori , a mudança é fluxo vital do engenho humano. Éumerro crer que os agentes educativos possamdefi- nir precisamente como será o profissional do futuro; temos dificuldade o suficiente para lidar com o hoje... O que nossa realidade social tem insistido emmostrar é que a formação para ummundo incerto deve preparar sujeitos capazes de propor caminhos, de traçar cursos de ação emumxadrez no qual, muito frequentemente, não há nada de óbvio a fazer. As pautas identitárias, a luta das minorias, os movi- mentos ecológicos: esses são parte do desenho social complexo que embaralha as peças do tabuleiro domer- cado. Não raras vezes, modifica as próprias regras pelas quais o jogo funciona. Por isso, a precisa visãodo técnico é fundamental, mas é urgente que se valorize a inteli- gência estratégica e sensível que permita a invenção de futurosmelhores. Époucodizer que esta éumademanda de mercado: trata-se de uma exigência de toda a socie- dade. Somente nutrindo uma compreensão crítica, será o ensino superior capaz de formar pessoas comprome- tidas em oferecer, a partir de seu trabalho, condições justas, prósperas e sustentáveis ao mundo. Guilherme Mirage Umeda Professor do curso de design da ESPM

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