Revista da ESPM

MERCADO REVISTA DA ESPM | OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020 48 ensinar a prática da profissão. Advém daí o nosso tradi- cional conceito de que aqui ensina quem faz! Inovação e ousadia Desde o início, como curso livre, e desde 1975, como faculdade, o curso de comunicação da ESPM mantém emseu DNA entender, traduzir e se antecipar academi- camente às exigências e práticas domercado nacional e internacional, emconstante e ininterruptomovimento de transformação. Competências que hoje se configu- ram como multidisciplinaridade, empatia, resiliência, atitude empreendedora e visão crítica e humanística. Competências que podem ser identificadas nos pro- fissionais que abrem este artigo. Competências que o mercado reconhece e responde por meio do alto índice de contratação de nossos estudantes — 89% de emprega- bilidade média ao final do curso —, o que, para a aluna Sílvia Borges, “representa as portas abertas para aque- les que são apaixonados por marketing e comunicação e movidos pela vontade de crescer na área”. Portanto, permita-me voltar à pergunta inicial: por que o curso de comunicação da ESPM é referência e benchmark nomercado? Emprimeiro lugar, porque é o cursomais inovador de comunicaçãomercadológica do Brasil. Tradução do sofisticado PlanoDiretor Acadêmico da ESPM lançado em2012, inclui em suamatriz 40% de curriculumflexível, o que permite, por exemplo, que os estudantes optempor aulas emoutros cursos comoparte de sua formação. Formação esta que conta como ESPM Life Lab, conjunto de disciplinas e práticas voltadas ao estímulode competências humanas —os soft skills . E tam- bém com matérias exclusivas — diferenciais da ESPM enquanto escola de negócios e criatividade —, frente a outros cursos de graduação de comunicação, tais como Finanças, Trade Marketing, Etnografias, Estatística, Letramento digital eGestão. Oaluno Rodrigo Pina enfa- tiza: “A liberdade de escolha e o crescimento que todo mundo precisa; quando a conjuntura está a seu favor, é sua responsabilidade fazer o seumelhor”. Outra comprovação da constante inovação é a oferta, a partir de 2020, de duas linhas de formação, que o estu- dante escolhe ao final do primeiro semestre letivo: uma voltada para a gestão de processos e projetos de comuni- cação— a linhaManager — e uma focada na prototipagem de soluções de comunicação— a linhaMaker. Ambas par- tem do mesmo objetivo do curso, que é formar um pro- fissional comdomínio das tecnologias da comunicação, da gestão do marketing e da aplicação da criatividade, capaz de questionar, inovar e transformar seu ofício, a sociedade e sua vida por meio de uma visão sistêmica da indústria da comunicação. Ainda sobre asduas linhasde formação, oque asdifere são suasmodelagens, ou seja, como os conhecimentos e as práticas são articuladas demodo a prevalecer o estilo de aprendizagem com o qual há maior identificação do egresso, cujo percurso não pode mais entender a ativi- dade publicitária apenas na perspectiva de agências de propaganda. Esta proposta, repito, respeita perfis distintos de desenvolvimento de nossos alunos, como assegura a alunaGiovanna Lalli, pois resulta namotiva- ção para “estudar emum lugar que se importa commeu “Ser ESPMrepresenta a liberdade de escolha e o crescimento de que todo mundo precisa. Quando a conjuntura está a seu favor, é sua responsabilidade fazer o seumelhor.” Rodrigo Pina, aluno do 8º semestre de PP Caio Amato: de estagiário na Alpargatas a CMOmundial da marca Oakley, emMilão ARQUIVO PESSOAL

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