Revista da ESPM
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 49 desenvolvimento como pessoa e que está sempre apri- morando seus recursos para que isto se torne possível”. Logo, para um curso com esta envergadura, é mister abordar todoo ecossistemada indústriada comunicação —marketing, agências de todas as vertentes da comuni- cação, consultorias, veículos e empresas especializadas de comunicação. Fundamentalmente, porque a propa- ganda assumiu muitas novas formas e a comunicação tornou-se ambiente presente empraticamente todas as atividades da vida cotidiana, frutoda tecnologiadissemi- nada na contemporaneidade. Entendemos que somente pormeio da perspectiva deste ecossistema, associado à compreensão de suas competências emocionais, é que o jovem profissional entenderá que seu potencial não está restrito a determinada área de trabalho ou tipo de empresa ou setor. Que seus skills técnicos e humanos encontram-se em espaços múltiplos a serem ocupados por ele ao longo de sua jornada profissional, ampliando sua perspectiva de empregabilidade. Por exemplo, para quem é movido pela capacidade de negociação — e pos- sui esta competência —, pode encontrar sua satisfação profissional emáreas comerciais ou de trademarketing de grandes indústrias, na área de vendas de veículos de comunicação, na gestãodepatrocinadores emfundações eONGs, emcaptação de investidores para projetos a par- tir de leis de incentivos, na área demídia de agências de propaganda ou representandoprodutoras de audiovisual junto a anunciantes para desenvolver novos negócios. Ou seja, a crença única da linearidade de uma carreira tem dias contados. Essa proposta, inserida no curso de propaganda, para Giovanna Lalli, “abre possibilidades infinitas para sermos quemdesejamos ser no futuro”. Pergunto, pois, ao leitor: é possível perceber nesta pro- posta a demandamultidisciplinar e multitask das empre- sas na composição de seus grupos de trabalho diversifi- cados, os squads , para desenvolvimento de seus projetos diferenciados e eficazes? E a potencialidade ampliada da futura carreira? Sobre pessoas e relações A proposta do curso de comunicação da ESPM só pode ser concretizada porque sematerializa por meio de sua equipe docente. Composta por cerca de 90 professores, com aperfeiçoamento docente, sofisticação formativa e titulação mínima de mestres, além de comprovada experiência demercado e da docência. Estimulados por treinamentos constantes — em 2020, mais de 140 ativi- dades foramdesenvolvidas pela academia de professo- res e envolveram 4.476 participações —, transparência e investimentos em políticas de plano de carreira e a estrutura de retaguarda da faculdade resultamembaixo turnover , alto engajamento e a construção de significa- tivo espírito de corpo. Deste modo, torna-se compreensível uma caracte- rística diferenciadora de todos os cursos da ESPM: a pessoalidade. Gestores, professores e colaboradores de diferentes áreas são acessíveis aos alunos. Todos falam com todos e os canais de contato são claros. Para mais do que dúvidas, para compartilharem questões, dúvi- das e experiências sobre a jornada profissional. Sem esquecer, o que seria injusto, que aprendemos muito a “Estudar na ESPM representa as portas abertas para aqueles que são apaixonados por marketing e comunicação e movidos pela vontade de crescer na área.” Sílvia Borges, aluna do 5º semestre de PP Camila Nakagawa: de trainee na Procter &Gamble a diretora da agência iD/TBWA ARQUIVO PESSOAL
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