Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 51 • Os espaços vivenciais tangibilizam competências como o Retail Lab — um supermercado para compreensão de jornadas de compras e outras relações de varejo —, oWar Room — que simula um espaço para tomada de decisões ante a gestão de crises —, salas para realização de pesqui- sas e o NIS — Núcleo de Imagem e Som, que reúne estú- dios, ilhas de edição e sala de making of . • O sofisticado aparato e suporte tecnológico para a rea- lização de aulas, atividades e capacitações em modali- dades presenciais ou virtuais. • Semcontar os espaços de convivênciamodernos, acolhe- dores e lúdicos para os estudantes viverem a experiência do campus e o sentimento de pertencimento. Complementamestaestruturadiversasáreas laborato- riais para promover o contato do estudante comsua ins- trumentalização, tais como Empresa Jr., comcerca de 50 alunos a cada semestre, agências experimentais de todos os cursos, ESPM Social, voltada a projetos direcionados a causas e à sociedade, grupos de pesquisa, por exemplo. Essa realidade, na percepção da aluna Giulia Martins, significa “a possibilidade de explorar atividades diferen- tes nas entidades estudantis e a certeza de ter umensino holísticoedetalhadopormeioda estruturada faculdade”. Cabe ainda incluir, no quesito estrutura voltada para a prática, espaços de suporte direto ao estudante, tais como Programa deApoio Psicológico (Papo); o Programa de Intervenção Pedagógica naAprendizagem— voltado a estudantes que demandem estratégias de ensino espe- cíficas; ESPMCarreira, para oferecimento dementoria e coach aos alunos em fase de processos seletivos, carac- terísticas pessoais e amadurecimento frente a deman- das do mercado; e Incubadora de Negócios, que acolhe projetos de estudantes com foco empreendedor. Entretanto, de nada valeriam tantos esforços, inves- timentos e gestão se o estudante do curso de comuni- cação da ESPM não fosse percebido por sua qualidade e diferenciação, que é fruto do conjunto de fatores aqui elencados. Que emana umbrilho especial nos olhos dos alunos que fazem sua jornada na faculdade e nos que se encontram no mercado profissional — como os Caios, Camilas, Maurícios, Robertas e todos os alumnis apre- sentados neste artigo, que mantêm vivos seus vínculos com o curso e a faculdade. Tamanho reconhecimento e experiência de viver e ser ESPM, o aluno Rodrigo Pina traduz sob a lógica da autonomia: “Na ESPM, você temo que precisa, portanto é hora de ir atrás e descobrir o que você quer, e isso te dá energia e te engrandece como pes- soa e profissional”. E que a aluna Julia Ferro enfatiza na lógica da entrega: “Estudar na ESPM é acordar para se desafiar todos os dias e descobrir que é capaz de muito mais doque imagina, é se surpreender. É ter contato com pessoas que compartilham da mesma paixão que você, é se inspirar!”. No inusitado emeternomovimento, bus- cando a excelência e a perenidade. Com a humildade de reaprender a cada dia como fazer melhor. Coma imensa responsabilidade de ser referência. Paulo Roberto Ferreira da Cunha Psicanalista, professor, doutor e coordenador do curso de publicidade e propaganda da ESPM RobertaMonteiro, que hoje atua naWunderman Thompson, de Dubai “Estar na ESPM significa a possibilidade de explorar atividades diferentes nas entidades estudantis e a certeza de ter um ensino holístico e detalhado por meio da estrutura da faculdade.” Giulia Martins, aluna do 6º semestre de PP ARQUIVO PESSOAL

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1