Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 63 A ESPM acaba de completar 69 prima- veras coma inquietude dos 20, o poder transformador dos 30, a criatividade dos 40, a experiência dos 50 e a sabe- doria dos 60. Tudo isso reunido emum único sentimento, que batizamos de #inusitude —palavra criadapor nóspara expressar oespírito transformador que faz parte da nossa essência, compõe a nossa história e corre na veia daqueles que experimentamo que é ser ESPM. Ao longo de quase sete décadas, a Escola reinventou a forma de aprender a aprender, ao investir no conceito de lifelong learning , quehojepermeia todos os projetos e cursos da instituição. Do conceito de “aprendizagem ao longo da vida” surgiu o ESPM LifeLab — uma iniciativa inédita no ambiente acadê- mico brasileiro por estimular o desen- volvimentodas chamadas soft skills , ou seja, habilidades e atitudes capazes de promover o bem-estar social e formar seresmais humanos e inusitados! Prestes a completar 70 anos, a ESPM mostra todaa sua inusitudeao levar seu laboratório de aprendizagempara fora da sala de aula e estimular a prática da autoaprendizagem, dafluênciadigital e doautoconhecimentoentreseusprofes- sores ealunosdos cursosdegraduação, pós-graduação e extensão nas áreas de publicidade e propaganda, administra- ção, relações internacionais, ciências sociais e do consumo, design, cinema e audiovisual, sistemas de informação, tecnologiada informação e jornalismo. Mas como esta filosofia de ensino fun- ciona na prática? Para Roberta Monteiro, alumni do curso de publicidade e propaganda da ESPM, as vivências proporcionadas dentro e fora da sala de aula deram a ela uma bagagem diversificada, que hoje lhe permite transitar em diferen- tesmeios, tantomercadológicosquanto acadêmicos. “Sempresonhei emumdia ter uma experiência fora doBrasil,mas essa possibilidade foi pormuito tempo algo distante da minha realidade. O percurso que tracei depois de entrar na faculdademe trouxe com23 anos até o lugar inusitado que é Dubai”, afirma a profissional que hoje trabalha naWun- derman Thompson, de Dubai. O empreendedor Rafael Meschiatti vai além: “AESPMnão foi sóalgoqueme aconteceuemumdeterminadoperíodo, durante um certo tempo da minha vida. Por um tempo considerável, foi aminha vida!”, segundo o publicitário formado em 2007. “Na ESPM conheci alguns dos meus melhores amigos, pessoas com as quais pude contar em momentos definitivos e com quem compartilhominha vida até hoje. Vivi umamor quemarcou aminha história. Me tornei amigo, colega e fiz negócios comprofessores. Tudo isso num lugar onde aprendi muito mais do que as técnicas de um ofício, mas que tam- bémme apresentou a realidadesmuito diferentes da minha e me ofereceu as bases para refletir criticamente sobre elas e também sobre a própria profis- são que escolhi exercer.” Já Alexander de Abreu, sócio e fun- dador da agência DBA, prova que a ESPM causa mesmo uma experiência transformadora na vida de todos os seus ex-alunos! “Tenho26anos enunca imaginei que umdia pudesse ser sócio de uma agência, pois sempre atuei do lado do cliente. Mas cá estou, feliz da vida, como trabalho que eu e o Thiago, meu amigo desde o tempo da ESPM, estamos desenvolvendo.” Nesta reportagemespecial, vocêcon- fereestaseoutrashistóriasdeex-alunos daESPMque transformaramsuasvidas eagoraestãoinovandonaformadeatuar e fazer negóciosnomundo corporativo.

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