Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 77 “É um curso atual, que promove discussões de linguagem, sobre legislação, sobre o significado de cultura e sua importância para o povo brasileiro, além de contar com um viés de marketing muito forte.” JulianaHipólito, cineasta em formação no curso de cinema e audiovisual da ESPM Claro que considerar a natureza da experiência artís- tica como ponto de partida é fundamental. Os relacio- namentos humanos e seus processos de construções de significados são a base da arte, que traz consigo uma importante função social. A arte é a represen- tação da sociedade e seu status quo e, muitas vezes, o necessário para nos fazer mudar. É na arte que nos reconhecemos e reconhecemos o outro e permitimos que o diverso aconteça. A pesquisa Panorama Setorial da Cultura Brasileira, de 2014, comprova que o indiví- duo que consome, com frequência, três ou mais ativi- dades artísticas desenvolve valores pessoais e cole- tivos harmônicos, favorecendo sua atuação cidadã. Em última instância, podemos inferir que a prática cultural nos faz cidadãos melhores. Ev identemente, sem o envolv imento de uma equipe com pessoas qualificadas, diversas e afeti- vas não poderíamos seguir. Os professores do curso, além do conhecimento pedagógico do conteúdo, têm as habilidades humanas que buscamos para uma melhor formação, como é percebido por Victor Zequi, cineasta em formação e estudante do curso de cinema e audiovisual da ESPM: “O curso me pro- porciona uma visão muito ampla do mercado audio- visual enquanto indústria, composto por um corpo docente plural e representativo, lecionando discipli- nas ricas e diversas dentro das áreas da cadeia pro- dutiva e também nas formas de abordagem pessoais, que acabam possibilitando aos alunos a construção de um repertório igualmente diverso, com muitas trocas e escutas afetivas”. Como nos propõem Gilles Deleuze e Félix Guattari no livro O que é a filosofia? (Editora 34, 1992), enten- demos que os afetos nos permitem pensar não por representações, modelos, teorias ou mesmo imagens formatadas e formatantes que nos explicam o mundo, mas sim pelos fluxos vividos, pelo sensível que está contido na vida. “Um ponto importante que só tenho a agradecer: os professores do curso de cinema e audio- visual da ESPM são fantásticos. A forma na qual as relações foram se construindo fez com que eu desen- volvesse muita autoconfiança em mim mesma e no meu processo, e os professores ajudaram nisso pelo fato de estarem sempre presentes e, especialmente nesse tempo de pandemia, se mostrarem preocupa- dos conosco como pessoas”, atesta a cineasta em for- mação e estudante do curso de cinema e audiovisual da ESPM Julia Rolim. Já Maria Clara Gonçalves, cineasta em formação e estudante do curso de cinema e audiovisual da ESPM, explica por que a ESPMé diferente: “AEscola te envolve, incentiva seus sonhos, e, para tornar tudo mais real, traz convidados ilustres, eventos, aulas diferenciadas,

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