Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 85 o desenvolvimento de umEnterprise Resource Planning (ERP) capaz de facilitar a importação de produtos dos Estados Unidos para o Brasil. Como os nossos estudan- tes sãomovidos a desafio, logo umtime foimontado para dar início à implementação do sistema que vai agilizar o processode importaçãodemercadorias emlotes—que é a área de atuação dessa startup especializada em logística internacional e comércio exterior. Apartir dessaparceria entre a escola e a empresa, nossos alunos estão desenvol- vendo uma ferramenta para automatizar todo o processo de importação para que o empreendedor consiga escalo- nar aindamais o processo dele. Outro destaque especial foi o desenvolvimento do site da ESPM Social, que está proporcionando e potenciali- zando as ações dentro da entidade, tornando o processo mais transparente para toda a comunidade. Dentro de uma proposta de continuidade, este projeto terá seus esforços dirigidos para um Sistema de Gerenciamento de Voluntários, Carteirinhas, Projetos e ONGs. Emoutrafrente,tambémapostamosnodesenvolvimento de maratonas especiais, como Game Jams e Datathons, coma intençãode valorizar as áreas de especializaçãodo curso e aproximar aindamais nossos alunos domercado. O Datathon, em particular, é uma espécie de mara- tona de dados na qual os estudantes são submetidos à resolução de problemas, usando ferramentas analíticas, emonitorados por profissionais de empresas, como Five Acts (https://www.fiveacts.com.br) e Accenture (https:// www.accenture.com/br-pt ). Emsua segunda edição, a ini- ciativa, conduzidapeloprofessor Jorge Surian, proporcio- nou uma experimentação ímpar para os estudantes que participaram.Umcaseinseridonosetorsiderúrgicoaguçou a criatividade dos estudantes emencontrar os “achados” que fariamparte de uma pontuaçãofinal, usandopara tal uma ferramenta de visualização de dados dasmais utili- zadas e referência no mercado atual, a Tableau (https:// www.tableau.com/pt-br ). E para tornar a proposta com ares de competição, ao longode todooperíodo foi apresentada aos competidores uma figura que indicava a classificação de cada equipe. Sempre que uma conquista era alcançada, todos tinham a atualização, em um clima descontraído e ao mesmo tempomuito profissional. Eopróximo anopromete aindamais novidades. Nossa metapara2021émontaruma fábricadesoftwareparaesti- mular as boas práticas de desenvolvimento de softwares, permitir a criação de projetos usando diversas metodo- logias e ter escalabilidade nos projetos. O objetivo dessa iniciativanão é ganhar dinheiro, e simproporcionar uma nova experiência tanto para omercado quanto para nos- sos alunos, que terão a oportunidade de atuar em uma empresa que faz software dentro da academia. Tanto que nossa ideia é incentivar a troca desse tipo de serviço por doações para o fundo de bolsas da ESPM. Em linha com o septuagésimo aniversário da ESPM, o curso de Tech busca consolidar aindamais suas parce- rias e investir em projetos de caráter social, por meio de propostas inovadoras como as citadas neste texto. Afi- nal, se conseguirmos devolver para a sociedade o fruto de nossas conquistas tecnológicas, omundo certamente será cada vezmelhor! Flavio Marques Azevedo Coordenador do curso de Tech – sistemas de informação e comunicação da ESPM Nossos estrategistas digitais vêm ganhando espaçonas empresas, que constantemente visitamaESPMem buscadasmelhores cabeças II DATATHON CASA DO AÇO CasadoAço 0 20 40 19 49 30 91 16 61 84 55 9 156 60 80 100 120 140 160 9-Grupo IX 8-GrupoVIII 7-GrupoVII 6-GrupoVI 5-GrupoV 4-Grupo IV 3-Grupo III 2-Grupo II 1-Grupo I Ranking do II Datathonda ESPM, amaratona de dados que apresenta problemas reais para os estudantes resolverem

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1