Revista da ESPM
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 89 é produzido. O professor é visto como mentor, aquele que conduz, que orienta. É necessário, ainda, que os alunos façam uma autoavaliação do que produzem e, nessa perspectiva, enfatiza-se a importância da refle- xão sobre essa publicação. As políticas institucionais da ESPMno âmbito da gra- duação orientampara operfil de um“estudante transfor- mador” que corresponde a umfomentador demudanças nomundo do trabalho e, demodomais amplo, na socie- dade. Alémda formação técnica e profissional, busca-se umpreparo para a vida toda, por meio de competências que os auxiliememsituações diversas do dia a dia, e que permaneçamúteis caso, por motivos pessoais ou exter- nos, eles queiramou precisemse reinventar. São compe- tências que, alémde úteis para lidar comummundo em constante transformação, auxiliamos alunos a serem, elesmesmos, esse agente de transformação (PlanoDire- tor Acadêmico da ESPM-PDA). Logo, em um período como este, nunca antes viven- ciado, a educação jornalística se faz presenteno cursode jornalismo da ESPM, mediante as competências que os egressos devemter, prenunciadas no PlanoDiretor Aca- dêmico, de uma forma geral, e no Plano Pedagógico do Curso,voltadasparaaprofissãojornalística,queassinalam: • exercer o jornalismo na defesa do interesse público; • ter uma conduta ética no fazer jornalístico; • saber explorar a criatividade e o senso crítico; • ter plenas condições para atuar no ecossistema comunicacional em constante mutação; • ter em vista os avanços da tecnologia e o desenvolvimento social; • exercer o jornalismo emdiferentes plataformas demídia; • exercer o jornalismo na comunicação corporativa e gestão estratégica; • ter como norte ummundo sustentável. Independentemente do local emque o aluno esteja, se emaulas presenciais ou emaulas on-line, é preciso que a formação do egresso em jornalismo seja de excelência, paraqueele, comoprofissional, possadesempenhar suas funções comalto grau de profissionalismo e responsabi- lidade e contribuir fortemente para a transformação da sociedade denossopaís. Éoque o cursode jornalismoda ESPMsepropõe, éoqueesperaque seus alunosnoticiem! Maria Elisabete Antonioli Coordenadora do curso de jornalismo da ESPM/SP Pela primeira vez, tambémfoi veiculado o ”ESPMnoAr emRede”, coma participação de alunos dos cursos de jornalismo de SãoPaulo, PortoAlegre eRio de Janeiro fotos : arquivo espm
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