Revista da ESPM
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 91 N a data em que a ESPM celebrará seus 70 anos e festejará a sua trajetória de sucesso iniciada emSão Paulo, em1951, quando se instituiu como a primeira escola de publici- dade dopaís, aESPMPortoAlegre irá comemorar os seus 35 anos de atuação no RioGrande do Sul. Nossahistóriaemsologaúcho teve inícioem1986, com a realização do primeiro curso de marketing da região. Na ocasião, como não poderia deixar de ser, a história da Escola começou coma oferta de umprograma avançado demarketing, oqual foi resultantedeumaparceriaenvol- vendoaAssociaçãodeDirigentesdeVendasdoBrasillocal (ADVB-RS), apartir da iniciativado seuentãopresidente, NelsonSirotsky, e aESPMSãoPaulo. Oprojeto foi tão exi- toso que, em1988, o programa avançado tornou-se uma pós-graduação emmarketing, o que motivou a ESPM a investir pesadamentena capital dos gaúchos. Vale desta- car o caráter inovador da iniciativa, pois estapós-gradua- çãoemmarketing representouummarcoaofigurar como o primeiro curso nesta área do conhecimento na cidade. O vínculo com a ADVB perdurou até 1996, quando a ESPMinaugurou, emmaiodomesmoano, a sua sedepró- pria,localizadanaruaGuilhermeShell,350. Desdeentão,a instituiçãopassouaatuardemaneira independente, cum- prindo integralmentecomospropósitos,missãoevalores dosseusfundadores,entreosquais,pordestinoouacaso,se encontravaopublicitáriogaúchoRodolfoLimaMartensen, nascidoemRioGrandee residenteemSãoPaulo, que foi o primeiropresidente daEscola, entre os anos 1951 e 1971. Em1998, aESPMPortoAlegre jáoperavanacapital com nove cursos depós-graduação, somados auma variedade decursosdeextensão, econtavacomalunosde inúmeras cidadesdoRioGrandedoSul, quesedeslocavamatéPorto Alegre para adquirir uma formação de qualidade. Se no início da sua jornada emsolo gaúcho 100% dos professo- res eramde São Paulo, nomomento atual os professores de foradoestadosãominoria. Emumaescolaondeensina quem faz, nossos professores sempre foram expoentes emsuas áreas de atuação e, muitos deles, inclusive, exe- cutivos que, concomitantemente, foram ex-alunos das turmas originárias da parceria coma ADVB. Em1999, veiomais uma conquista, coma Escola rece- bendoaautorizaçãodoMinistériodaEducaçãoparainiciar a oferta de graduação em administração e publicidade e propaganda em Porto Alegre. Na ocasião, em prazo exí- guo, empenhou todos os seus esforços para iniciar com sucesso as suas primeiras turmas em fevereiro de 2000. Se aportar na capital dos gaúchos trazendo conheci- mento e capacitação para os empresários e executivos a partir de cursosdepós-graduação foi oprincípiodaESPM Porto Alegre, a partir da virada do século a instituição fixa definitivamente suas âncoras no estado ao instru- mentalizar jovens estudantes para o ingresso no campo de administração e de publicidade, investindo em uma infraestruturamuito diferenciada. O desafio por estar ingressando em ummercado res- trito e com instituições tradicionais, as quais ofereciam osmesmos cursos, foi superado commuita inovação. Pri- meiro, aESPMnunca se limitouemoferecer os requisitos mínimos exigidos peloMinistério da Educação (MEC), o qual regulamenta os cursos de graduação no país e esti- pulaseuspadrões.Portanto,acrescentarumnúmeromaior de horas-aula do que omínimo exigido peloMEC foi um primeiro (e raro) diferencial, seguido de contemplar nos currículos ênfase emmarketing; contar comprofessores demercado; apresentar uma infraestrutura invejável; e, por fim, mas nãomenos importante, programar-se para atuar comturmas pequenas, sendo capaz de oferecer um acolhimento e acompanhamento único ao aluno ingres- sante — de tal forma que a instituição passou a entregar umprojeto de vida aos seus alunos, algomuitomais sig- nificativo do que amera atribuição de umdiploma. Na mesma data emque a ESPMPorto Alegre formava as suas primeiras turmas nos cursos de administração e publicidade, foi acrescido ao seu portfólio de graduação o bacharelado emdesign comhabilitação emcomunica- ção visual e marketing, o qual, assim como os cursos já existentes, tinha comopropósito formar umprofissional criativoecomvisãodenegócio.Noanode2007,maisuma inovação na graduação foi efetivada: a ESPM lança — de forma nomínimo criativa — o curso de relações interna- cionais, que contou com uma campanha inusitada ao simularumdesfilepresidencial comdireitoacarrooficial, Pormais de dez anos, aESPMPorto Alegre é eleita comoEscoladeNegócios MaisLembrada ePreferidadoEstado napesquisaMarcas deQuemDecide
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1