Revista da ESPM

OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRODE 2020| REVISTADAESPM 95 Oquenos espera... Como será o amanhã na indústria da comunicação e que tipo de profissional deverá se sobressair neste novo cenário? Por LuizLara O amanhãna indústriadacomu- nicação começa hoje. E o que um profissional precisa para obter sucesso na publicidade? Primeiro, vamos cavucar e exercer nossa curiosidadepara focarmos emnossaorigem, voltarmos ao nosso Ethos: a criatividade. Para que existimos? Criatividade fazadiferençaparaconstruir- mos, posicionarmos e conectarmosmarcas pormeio demensagens e conteúdosmemo- ráveis emtodas asplataformas. Oquemudou foi como isso ocorre. Hoje vivemos em um mundo multitela e multiplataforma, com aumento exponencial do uso da tecnologia e do volume demensagens e pontos de con- tato dasmarcas comtodos os seus públicos. Devemos buscar a criatividade eficaz coma fragmentação crescente, e o caminho estratégico é utilizar os dados e os insights trazidos para — com pleno conhecimento domercado e do consumidor — desenvolver campanhas disruptivas para as marcas de nossos clientes. Esses dados nos permitem aprofundar mais, termosmelhores pergun- tas, fazermos uma imersão ainda maior no pulso do consumidor. O nome do jogo é o impacto medido pelo ROI (retorno sobre o investimento), que é capaz demaximizar as verbas dos clientes. É medir resultados em tempo real. É fazer a agência ter capacidade digital para atuar em conteúdos always on . É fazer a conver- são do funil, conquistando e clusterizando a base de clientes. Adisrupção que adotamos como filosofia na Lew’Lara\TBWA permite construir uma visão inspiradoraparaasmarcas, quequebra as convenções da categoria e que valoriza o jeito de ser, de fazer, a missão e o propósito dessas marcas. É hoje que já estamos criando uma rela- ção entre marcas e consumidores que vai muito alémda transação. O amanhã já che- gou, com a identificação pelos consumido- res de marcas como pessoas, de quem eles gostam, confiam e admiram. É hoje que estamos construindo uma percepção de valor para as marcas de pro- dutos e serviços que vai muito além da eti- queta de preço. O amanhã já chegou com os consumidores escolhendo marcas que tenham causa e propósito conectados com seus valores. É hoje que, de forma inovadora, estamos transformando market share em share of heart . O amanhã sempre foi hoje, porque os consumidores tomamdecisões emocionais sempre justificadas por uma suposta racio- nalidade. E nossa ESPM tem uma enorme responsabilidade na formação desses novos profissionais que vão percorrer essa grande avenidadigital, compermanentecuriosidade e inquietude, buscando o inusitado. O amanhã é hoje! Luiz Lara Chairman do grupo TBWA no Brasil, sócio e fundador da Lew’Lara\TBWA

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