Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 | REVISTADAESPM 29 Aprender aaprender: ametacompetência essencial parao profissional do futuro! Atenção: nem só de tecnologia viverão os mercados futuros. Cada vez mais, omundo corporativo precisará de profissionais especializados em cuidar de pessoas! S empre que falamos sobre o futuro, o ambiente digital está envol- vido. Então, vamos começar lembrando sobre como enxergamos um dos principais fenômenos que redesenharam a sociedade e o mercado: a internet. Há duasmaneiras de interpretar o fenômenoda internet, comsuas devidas consequências e desdobramentos. Primeiro, a internet pode ser vista como umciberespaço, umlugar distintodomundooff-line, onde a cultura é formada e reformulada constantemente. A noção de um ciberespaço desconectado domundo físico predominou na época do nascimento da internet, inclusive com o surgimento de mundos virtuais paralelos (a exemplo do Second Life ). A segunda interpretação é focada no entendimento da internet como um artefato cultural, algo criado pela sociedade e que carrega suas característi- cas e comportamentos. Nessa visão, a internet é uma tecnologia criada por seres humanos inseridos em contextos culturais com objetivos e priorida- des específicos. Predominante atualmente, entendemos que a internet é um local abstrato criado por nós e que reflete nossos valores, nossamoral e nossa ética, assim como as mesmas dinâmicas sociais que sempre existiram na sociedade. E nós estamos acostumados a ler notícias sobre como a internet é apenas ummeio pelo qual manifestamos tudo que existe no “mundo físico”: das comunidades no Orkut a algoritmos racistas e as temidas fake news . Por CaioGiusti Bianchi
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1