Revista da ESPM
Não espere acontecer! “ Oserhumanoprecisaráseesforçarmuitoparanãosetornarirrelevante nomercadodetrabalho!”Estafoiumadas “ 21LiçõesParaoSéculoXXI ” listadas pelo filósofo israelense Yuval Noah Harari em2018, quando abraços e encontros eram inofensivos. N a época, um relatório da consultoriaMcKinsey estimava que entre 400 e 800 milhões de empregos seriamautomatizados até 2030, dependendo da velocidade de adoção de automação possibilitada por novas tecnologias e pela inteligência artificial. “Não é inteiramente fantástico supor que, sob o domínio dos robôs, os humanos sejam obrigados a pedir comida, já que não têmmais trabalhos a fazer. Isto não é uma piada”, observou Cai Fang, vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais em 2018. Dois anos depois, o medo de ser substituído por cyborgs e algoritmos em rede cedeu lugar para omedo do coronavírus, que virou omundo do avesso e só no Bra- sil já tirou a vida demais de 430mil pessoas. “Oano da Covid destacou o papel cru- cial que muitas profissões de baixa remuneração desempenham na manutenção da civilização humana: enfermeiros, trabalhadores do saneamento, motoristas de caminhão, caixas, entregadores... Costuma-se dizer que toda civilização está a apenas três refeições da barbárie. Em 2020, os entregadores eram a fina linha vermelha quemantinha a civilização unida. Eles se tornaramnossas linhas vitais mais importantes para o mundo físico”, comenta Harari em artigo publicado no jornal Financial Times . No mundo corporativo, quem não perdeu o emprego ou a vida teve de apren- der a lidar com as sequelas e os efeitos colaterais gerados por essa crise de saúde, que acelerou a adoção do ensino a distância, o crescimento do trabalho remoto, a transformação digital, a flexibilização e o fim do “horário comercial”. E, assim, as empresas passaram a investir cada vez mais em profissionais especializados para desenvolver novas funções, como gestor de desenvolvimento de negócios de AI, construtor de jornadas de realidade aumentada, detetive de dados, mestre de edge computing , analista de quantum machine learning ... e por aí vai! Tem até chief happiness officer ! Mas o que são e o que fazemestes novos profissionais, que surgirampara aten- der as novas demandas da sociedade? Que competências, habilidades e atitudes necessitam para ocupar esta cadeira? De que maneira o mundo acadêmico está formando essas pessoas para enfrentar a nova realidade? Enfim, como será o fu- turo do trabalho e o trabalho do futuro no mundo pós-pandemia? Entrevistamos grandes headhunters e profissionais de RH do país em busca dessas respostas e o resultado você confere nesta edição, cuja última página — escrita pelo filósofo Mario Sergio Cortella — resume com precisão o que está por vir: “Não dá mais para lidar exclusivamente, em tempos de incremento do home office, com os mesmos modos de controle… Organizações e pessoas com inte- ligência estratégica estão atentas a esse aspecto: entre o inédito e o idêntico, quem sabe faz a hora…” Equipe de redação Revista da ESPM PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Dalton Pastore Jr. – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Impressão Duograf Gráfica e Editora Ltda. Tel. (11) 3933.9100 Revista da ESPM Publicação quadrimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1