Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 | REVISTADAESPM 51 perfil de interesse. Os antigos testes de processos seletivos estão sendo substituídos pelo que chamamos de ‘games de competência’, que focam muito mais na lógica fluida dos can- didatos do que, por exemplo, namate- mática. Alémdisso, a obrigatoriedade no conhecimento da língua inglesa foi extinta. Hoje, oferecemos bolsas de estudos da língua inglesa no nosso Programa de Trainee e Estágio, em vez de cobrar um teste no processo seletivo, que era um dos principais filtros de desigualdade nas operações do Brasil. Esses critérios de recruta- mento e seleção são recentes, mas já conseguimos notar na prática a efici- ênciana retençãodos novos talentos.” Trabalho do futuro “Nos últimos meses, vimos crescer a necessidade por funções atreladas a tecnologia e inovação, situando o nosso cliente no centro, além de saúde mental e diversidade e inclu- são. Tivemos muitas mudanças e diferentes necessidades na Ambev. Alguns exemplos foram as novas funções dentro das torres de tecnolo- gia — ano passado, lançamos oficial- mente a Ambev Tech, com diversas posições e necessidades. Dada a premência de entender e estar ainda mais próximo do nosso consumi- dor e do ecossistema, criamos uma área de customer experience e DTC ( direct to consumer — que trabalha com soluções como o Zé Delivery). Aumentamos ainda o escopo da nossa agência in house Draft Line e, por isso, tivemos muita demanda dentro do nosso time de marketing, montando células regionalizadas, para melhor entender a percepção local. Elaboramos uma área de Fu- ture Beverages (líquidos do futuro), prevendo as novas demandas dos consumidores, e aumentamos a área de inovação, para explorar e testar novos SKUs (Stock Keeping Unit ou Unidade deManutenção de Estoque), sabores, embalagens, líquidos. Como consequência disso, aumentamos a demanda dentro dos nossos times de vendas, cervejarias, logística e suprimentos, que são responsáveis por tornar tangível tudo aquilo que o nosso consumidor espera. Além disso, criamos uma diretoria exclu- siva de diversidade, inclusão e saúde mental, corroborando com um de nossos valores de que a segurança de nossa gente vem sempre em primei- ro lugar. Afinal, nos tempos atuais, a segurança vai muito alémda questão física, o bem-estar e a saúde mental viraram temas de ordem.” Futuro do trabalho “Com a pandemia e as mudanças ace- leradas pela rotina que o vírus impôs, vejo o futuro do trabalho ainda mais digital. Aprendemos a usar a tecno- logia para manter os times próximos e engajados mesmo sem o contato diário. Muitas empresas também puderam considerar a redução de espaços físicos e apostar no ganho de eficiência. Adaptar as rotinas, classifi- cando a saúdemental dos times como prioridade é algo a ser considerado. Já em relação ao trabalho do futuro, pro- fissionais resilientes que entendem a urgência de questões globais e usama tecnologia a favor do negócio semper- der as relações humanas é uma forte tendência. É importante estar sempre conectado como consumidor, comas novas tendências e estar apto a errar e acertar, para assiminovar.” Combase na experiência de Illana Kern, head de gente e gestão da Ambev, é por meio do mundo acadêmico que na maioria das vezes a pessoa ingressa no mercado de trabalho, além de ter contato com novas tecnologias, e consegue identificar múltiplas habilidades. ”Logo, o papel da universidade é crucial napreparaçãodestesnovos profissionais que agora serãomais demandadosno cruzamentodehabilidades digitais ehumanas, além de acompanhar novas tecnologias para atuar próximo às tendências globais”, salienta a profissional. ”As universidades não deveriam preparar os jovens apenas para habilidades téc- nicas, mas também para soft skills  como empatia, resiliência e adaptabilidade, pois serão skills  extremamente necessários para suas carreiras.” Atenta às demandas do mercado, ao longo de quase sete décadas, a ESPM vem revisitando a forma de aprender a apren- der, ao investir no conceito de lifelong learning , que hoje permeia todos os projetos e cursos da instituição. Essa ideia de aprendi- zagem ao longo da vida deu origem ao ESPM LifeLab (ELL), um programainéditolançadoem2020paraestimularepromoverem nossos alunos o desenvolvimento das tão desejadas soft skills – as competências, habilidades e atitudes capazes de formar seres mais humanos, inusitados e mais bem preparados para a vida. Ética e responsabilidade, pensamento contemporâneo e liderança multicultural são algumas das disciplinas ministradas pelo ELL. ”A ESPM sempre aproximou os seus alunos das ques- tõespráticasdomercadodetrabalhoe issoéumdiferencialpara um jovem profissional. Daqui para frente, as questões tecnoló- gicas também devem fazer parte dessa curva de aprendizado e formação,alémdas softskills ”,asseguraIllana.”Tantoquetemos muitosalunosdaESPMdentrodecasa.Essesprofissionaisestão alocados desde a alta liderança até estagiários – incluindo, claro, esses novos postos de trabalho.” ESPM LifeLab: um laboratório de vida!

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1