Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 | REVISTADAESPM 53 tecnologia diante da procura por digitalização, por conta da pan- demia, a demanda cresceu ainda mais, seguindo as tendências de mercado.” Futuro do trabalho “O mercado de t raba l ho a i nda est á em mudança e deve con- t inua r até o fim da pandemia, mas, em nossa opinião, devemos caminhar para um modelo de tra- balho híbrido, no qual a presença no escr itór io pa ra determi na- das atividades não será mais ne- cessária. No mercado, prevemos uma tendência de procura por empresas que mantêm e ajudam o funcionário a garantir um ba- lanço entre as atividades profis- sionais e pessoais. Cada vez mais a resiliência será um diferencial para esse profissional do futuro, sendo observada na capacidade de aprendizagem continuada e flexibilidade/adaptabilidade para situações novas e inesperadas.” DiegoPaiva,daIBM: “ EntreascaracterísticasecompetênciasmaisrequisitadasnaIBMestão capacidadedeposicionamento,comunicação,liderança,pensamentocrítico” divulgação ”Além do conhecimento técnico, entendemos que o mundo acadêmico deveria ter a missão de preparar esse profissio- nal para o que ele irá encontrar no mercado de trabalho. É fundamental proporcionar a esses futuros profissionais um mergulho nos skills do futuro e nas habilidades mais busca- das pelo mercado”, alerta Diego Paiva, business partner de technology para a IBM América Latina. ”Instituições como a ESPM têm um papel fundamental de conector entre empre- sas e estudantes e se destaca assim como o papel de agente de mudança e preparação deste profissional de acordo com os movimentos de mercado.” Cientes do papel que a academia tem na formação de líderes transformadores, a ESPM investe cada vez mais em parcerias com o mundo corporativo, para formar a mão de obra especializada que o mercado tanto demanda. Um exemplo disso ocorre no curso de bacharelado em sistemas de informação, mais conhecido como Tech, que vem pro- movendo, de modo inovador, a participação das empresas dentro da academia, por meio de painéis, maratonas e até laboratórios experimentais, que proporcionam ao estudante uma experimentação de ”estágio antes do estágio”, com demandas reais de empresas para serem desenvolvidas por nossos alunos no Power Lab, o centro de experimentação e inovação tecnológica do curso. ”Uma das aplicações que nasceram aqui foi a criação de assistentes virtuais para o atendimento ao público do Museu da Pessoa, um museu virtual e colaborativo, que reúne mais de 20 mil histórias de vida”, conta Flavio Marques Azevedo, coordenador do curso de Tech – Sistemas de Informação da ESPM. ”Com a ajuda dos estudantes do curso de Tech da ESPM, o museu irá oferecer uma nova forma de busca ao seu acervo de filmes e depoimentos por meio de chat bots , criados sob a plataforma Watson, da IBM. Assim, será possível conversar com um as- sistente virtual que irá ajudar o visitante a encontrar o vídeo ou a página de determinada pessoa no acervo. Isso tornará a busca muito mais ágil, dinâmica e eficiente.” Power Lab: o estágio antes do estágio!

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1