Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 | REVISTADAESPM 59 futuro. A conexão do que consta neste estudo com o nosso posicionamento é total. Neste relatório, as profissões que tratamda gestão de dados, desen- volvimento de produtos, especialistas em marketing digital, especialistas em satisfação de clientes e desenvol- vedores ganham grande destaque. Estamos tratando de profissões que buscam, em sua essência, entender comportamentos e necessidades de clientes e assimdesenvolver soluções adequadas. Com o avanço da nossa capacidade de identificação e trata- tiva de dados, com ferramentas que adotam inteligência artificial e outras tantas, conseguimos ser muito mais amplos e profundos no entendimento destas demandas e na oferta de solu- ções para cada perfil de cliente.” Futuro do trabalho “Temos mais perguntas do que res- postas aqui. Uma questão que temos debatido bastante é que viveremos cada vezmais uma escaladade tecno- logia e automação em diversas áreas em que atuamos. Isso nos trará cada vez mais um potencial ampliado do entendimento de nossas dinâmicas e na personificação de nossas ofertas. Talvez o mais importante a di- zer é que entender de gente e de comportamento será sempre atual e nos especia lizarmos n isso é fator diferencial. Com esta ‘tec- nologia humana’ mais dominada, poderemos utilizar as demais para gerarmos produtos e serviços ain- da mais surpreendentes para os nossos clientes. Como dizemos aqui no Santander, as digitais vêm antes do digital!” Hoje, aproximadamente 70 profissionais formados na ESPM exercem diversas funções no Santander, segundo Vanessa Lobato, vice-presidente executiva de recursos humanos do Santander Brasil. ” A ESPM traz desde o seu berço carac- terísticas que sempre estiveram muito conectadas com as demandas domercado, e hoje não é diferente. A excelência em seus programas, a conexão com o mercado e a valorização do conceito ‘ensina quem faz’ garantem a sua contribuição para a transformação que estamos vivendo”, assegura a profissional. Este é o DNA da ESPM, que há 70 anos vem formando profissionais transformadores não só para o mercado de trabalho, mas também para a vida, como explica Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM. ” A comuni- caço mudou, o mercado mudou, as industrias criativas se estabeleceram como um conjunto de atividades economicas de suma importancia para o desenvolvimento de um pais. E nós evoluímos junto com o mercado, por meio de um Plano Diretor Academico (PDA) aprovado em2013, quemudou com- pletamente os programas da instituiço desde a concepço, que passou a ser em funço de um perfil de egresso definido – o Transformador –, ate o papel da professora e do professor, que passama sermentores emediadores emumprocesso de criaço do conhecimento por parte dos estudantes.” Assim, baseada no conceito lifelong learning , a ESPM instituiu quatro competencias no centro da sua proposta aca- demica: autonomia, criatividade, fluencia tecnologica e ética e responsabilidade. ” Este conjunto de competencias, emnossa avaliaço, representa uma saudavel sintese entre o DNA da ESPM e as necessidades da sociedade contemporanea, alem de estar alinhado comas necessidades domercado de traba- lho, especialmente como advento da inteligencia artificial”, as- segura Gracioso. ” Tudo isso para formar o líder transformador que irá ocupar as profissões do futuro. Afinal, o que o seculo 21 mais precisa e de pessoas que possam fazer a diferenca!” DNA da ESPM VanessaLobato, VPdeRHdoSantander:”Coma ‘tecnologiahumana’dominada, poderemosutilizarasdemaisparagerarserviçosaindamaissurpreendentes” divulgação
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