Revista da ESPM

ENTREVISTA | JASON DORSEY REVISTA DA ESPM | JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 66 Revista da ESPM — Desde o início de 2020, você já realizou mais de 65 pesquisas com aproximadamente 700 clientes empresariais para avaliar os im- pactos da pandemia entre as diferentes gerações. Combase neste levantamento, como você define essa nova economia que batizou de Zconomy? Jason Dorsey — Em nosso centro de pesquisa, The Center for Generatio- nal Kinetics, somos apaixonados por desvendar o que é mito gera- cional e o que é realidade por meio de pesquisas que permitem aos líderes obter melhores resultados com suas ações direcionadas a fun- cionários, clientes e comunidades. Assim chegamos à Zconomy, que é formada a partir da ascensão da Ge- ração Z, grupo composto por jovens nascidos entre 1996 e 2015. Dessa forma, os membros mais antigos da Geração Z agora estão comple- tando 24 anos, o que os torna um dos públicos de maior crescimento em relação à sua força de trabalho. Esses jovens já representam uma sé- rie de estágios emergentes da vida adulta, sendo que muitos não se lembram de como era a vida antes do surgimento dos smartphones, da mídia social e da internet. A Geração Z difere das gerações ante- riores devido à sua relação natural com a tecnologia móvel, a forma como foram criados por seus pais e os valores que trazem para a idade adulta. Além disso, a Geração Z é a mais diversificada da história. Revista da ESPM — Um estudo reali- zado pela Cognizant aponta algumas das profissões que serão relevantes até 2028, como chief technology officer (CTO), detetive de dados e mestre em edge computing. Em sua opinião, a Geração Z está capacitada e desejosa de assumir esse tipo de função? Dorsey — Notamos que a Geração Z está interessada em trabalhar com tecnologia, informar o papel que ela tem dentro das organizações e como essa tecnologia molda o mun- do. No entanto, o conjunto de habili- dades para muitos desses postos de trabalho altamente técnicos requer um forte conhecimento a respeito da tecnologia, que pode ser adquiri- do por meio do ensino formal minis- trado em uma universidade ou esco- la técnica. Além disso, para muitos membros da Geração Z interessados no assunto, a aprendizagem e a criação representam uma paixão. A fim de atender às necessidades dessas futuras vagas de emprego, nós, como sociedade, precisamos fornecer mais instrumentos e apoio para que a Geração Z desenvolva suas habilidades em matemática, ciência, engenharia e tecnologia, AGeraçãoZapresentaumdesejo real de agregar valor às empresas, alavancar novas tecnologias no local de trabalho e trazer uma novaperspectivapara a soluçãode desafios Para muitos membros da Geração Z interessados no assunto, a aprendizagem e a criação representamuma paixão SHUTTERSTOCK.COM

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1