Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 | REVISTADAESPM 79 quando falamos de competências transversais, que são importantes, independentemente da área de atuação, destacam-se: a capacidade de aprendizado contínuo, para que o profissional consiga desenvolver um repertório e ferramentas para lidar com novos desafios; proatividade e iniciativa para buscar melhores alternativas e soluções; disciplina, para dar sustentação às ações que estão sendo realizadas; e resiliência, pois frustrações acontecerão e a for- ma como são superados esses desa- fios acaba moldando o profissional, que poderá enxergá-los como novas oportunidades de aprendizado. Revista da ESPM — Como institui- ção de ensino superior, o que nos cabe fazer para ajudar esse jovem a desen- volver essas competências? Melo — Como headhunter e atuando com diversas posições no mercado, percebo que a ESPM desenvolve pro- fissionais qualificados para o merca- do de trabalho. Geralmente possuem uma boa base, tanto de conhecimen- to técnico quanto de competências comportamentais que servem como fundamentos para a construção de uma carreira de sucesso. O interesse da Escola em aproximar o aluno do mundo profissional é certamente um destaque positivo e que deve ser estimulado sempre. Mas é impor- tante ressaltar que estamos em um mundo descrito como VUCA (volátil, incerto, complexo, ambíguo) e BANI (frágil, de ansiedade, não linear e incompreensível). As organizações e as pessoas estão aprendendo a tomar melhores decisões considerando os riscos envolvidos e as informações disponíveis. Preparar alguém para esse mundo é um desafio e, por isso, a principal contribuição da educação superior para a formação do profis- sional é proporcionar e estimular a capacidade de aprendizado contínua do aluno e desenvolver uma base de conhecimento sobre a qual a pessoa conseguirá aprimorar ou construir novas competências técnicas e com- portamentais. É importante ressal- tar que o ensino superior pode pro- porcionar um ecossistema enorme para que o aluno se desenvolva, mas cabe a ele potencializar o seu próprio aprendizado. Assim como o profis- sional é o protagonista de sua própria carreira, isso também é válido du- rante o período de faculdade. Afinal, ninguém é obrigado a fazer Empresa Jr., participar da Atlética, do Centro Acadêmico ou realizar trabalho vo- luntário, mas todas essas experiên- cias podem contribuir na formação do indivíduo e deixá-lomais prepara- do para futuros desafios. Revista da ESPM — Em sua opinião, como será o futuro do trabalho? Melo — Cada vez mais, percebe- mos que o profissional do futuro é aquele que se torna protagonista de sua própria carreira, buscando aprendizados e conhecimentos que aumentam o seu repertório e o deixam mais preparado para no- vos desafios. Com as transforma- ções de mercado, também ocorre uma movimentação de profissio- nais que buscam trabalhar com um propósito, naquilo que acredi- tam, criando um impacto real para a sociedade e vivendo com maior qualidade de vida. O profissional com um mindset de crescimento que conseguir evoluir continua- mente, ser proativo, disciplinado e resiliente ao enfrentar e superar novos desafios certamente estará apto a assumir os desafios do futu- ro, independentemente da nomen- clatura assumida pelos trabalhos do futuro. ThiagoMelo,fundadordaSimCarreiras:”Competênciastransversaissãoimportantes, independentementedaáreadeatuação” divulgação

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