Revista da ESPM

JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021 | REVISTADAESPM 87 experiências positivas, as características, os sucessos obtidos, as dificuldades e as competências que se apre- sentamno comportamento podemindicar onde se está. Arespostageraumanovapergunta: ondequeroestar?. Qual é o meu objetivo? Nesta etapa, é importante defi- nir o ponto principal, capaz de gerar felicidade, algo que faz sentido, a ponto de ser o motor propulsor para se levantar todas as manhãs e ir trabalhar com aquele desejado brilho nos olhos: o propósito. Opropósito de vida é amissão que se temnomundo, algo que faz você sentir-se bem. Para traçar um propó- sito de vida, o caminho é o seguinte: • Princípios (moralidade): são âncoras que ditarão as condutas morais que seguiremos no cotidiano. • Missão – concentração : a missão é o guia do que nos comprometemos a ser todos os dias. Já a concen- tração — cujo significado é “junto ao centro” ou “com centro” — é omapa para seguirmos emnossa jornada. • Visão – sabedoria: poder enxergar mais longe do que os outros é a qualidade que torna as pessoas de sucesso visionárias. Os valores pessoais fazem um coro forte com o pro- pósito: aonde quero chegar e como quero chegar. O que valorizo, onde quero investir minha energia, para que vale a pena viver, como posso ajudar o mundo? Essas perguntas não são muito fáceis de serem res- pondidas, mas a charada pode ser desvendada olhando comdeterminação as competências que se teme o que se faz comelas. É ondemora a nossa paixão, o que faze- mos sem esforço, comnaturalidade e comprazer. E nesse ponto nos deparamos com outra pergunta: de quais recursos eu preciso para chegar aonde quero? Para responder a esta questão, é fundamental investir no autoconhecimento, seja por meio de processos de coach , mentoria, terapia, psicanálise ou ainda progra- mas de desenvolvimento que levam ao autoconheci- mento. Aqui, estamos falando o tempo todo sobre a capacidade que tenho de me observar e reconhecer aspectos daminha essência e daminha personalidade. O terceiropasso é construir umprojeto! É importante ordenar o propósito formatado em um roteiro com os seguintes itens: • Qual é o meu propósito? • O que eu faço que me deixa verdadeiramente feliz? • Oqueeusemprequisconquistar,masnuncativecoragem? • Onde quero estar daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos? • Como quero estar quando me aposentar? • Quais são as trilhas de aprendizagem, os valores e as competências? • Quais os caminhos mais promissores para o desenvol- vimento em todas as dimensões? Este é um roteiro aberto de autoaprendizagem, mul- tidimensional, em contínua construção e revisão, que podemodificar-se, adaptar-se e transformar-se ao longo da nossa vida. Umaformainteressantedepensaremumprojetodevida éutilizar oBusinessModel You (https://analistamodelos- denegocios.com.br/business-model-you-o-que-e/ ), uma adaptação ou uma releitura promovida pelo autor Tim Clark sobre o famosométodo Business Model Canvas, que permite que se faça o planejamento completo de umnegócio em uma única tela (Canvas). A ideia dessa ferramenta é utilizar essemesmo Canvas para planejar a carreira, maximizando a criação de seu próprio valor. OCanvas — e o livro — foi chamado, por isso, de Business Model You , ou seja, o modelo de negócio aqui é você! O Projeto de Vida é um grande aliado para definir a trajetória da carreira, mas pode ser apenas uma ferra- menta sem valor se essa busca não começar dentro de cada umounão estiver direcionada àmissãopessoal, ao quecadaumveioepodecontribuir paraomundo. Assim, ferramentas ajudamapenas a pôr para fora o que existe comoessencial everdadeirono interiordecada indivíduo. A parte mais interessante de todo esse processo é que, ao encontrar o caminho, o sentimento de paz, conforto e preenchimento se instalam, pelo menos durante algum tempo, até que esse caminho termine e o ciclo se renove com outros desafios que, mais do que definir uma carreira, ajudamno desenvolvimento do “humano ser”. Fátima Therezinha Motta Sócia-diretora da F&M Consultores Independentes S/C e professora dos cursos de MBA, pós-graduação e de férias da ESPM

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1