Revista da ESPM
JANEIRO/FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL DE 2021| REVISTADAESPM 89 Hooked (Engajado): como construir produtos e serviços formadores de hábitos Nir Eyal Editora Alfacon – 2021 215 páginas – R$ 38 Por que alguns produtos fazem muito sucesso e outros fracassam? Para Eyal, a resposta está no Mo- delo Hooked (Modelo Gancho), um processo de quatro etapas (gatilho, ação, investimento e recompensa) que muitas empresas utilizam para estimular sutilmente o comporta- mento dos clientes. Com base na profundidade da psicologia e da ci- ência do comportamento humano, o livro explica como hábitos podem ser formados, sem muita publicidade ou mensagens agressivas. Nir Eyal atuou por anos nos segmentos de games e publicidade, onde aprendeu, aplicou e, por vezes, rejeitou as técnicas descritas no Hooked. Ministrou cursos de Psicologia Aplicada ao Consumidor na Stanford Graduate School of Business e no Instituto Hasso Plattner de Design, e hoje é palestrante frequente em conferências do setor e em empresas da Fortune 500 Quem sabe faz a hora!: iniciativas decisivas para gestão e liderança Mario Sergio Cortella Editora Planeta – 2021 176 páginas – R$ 30 A pandemia do novo coronavírus alterou definitivamente as relações profissionais em todos os sentidos. A necessidade de distanciamento e iso- lamento adensou alguns movimentos que já vinham se desenhando antes da expansão do vírus, tal como o home office, o uso das novas tecnologias e o fortalecimento do e-commerce. O sentido de urgência também deman- dou repensar modos de gestão e ope- ração. Das grandes corporações aos pequenos empreendedores, todos se viram – e ainda se veem – desafiados pelos desdobramentos da pandemia. E agora? Nesta obra, Cortella aborda os desafios reais em tempos virtuais e as competências certas em tempos incertos para aqueles profissionais que ocupam posições de liderança no mundo corporativo. Mario Sergio Corte ll a é filósofo, comentarista e colunista de rádio e TV e autor de 46 livros no Brasil e no exterior Semfiltro: os bastidores do Instagram: como uma startup revolucionou nosso estilo de vida Sarah Frier Editora Planeta Minotauro – 2021 499 páginas – R$ 44 Entenda como, em apenas dez anos, o Instagram passou de um simples apli- cativo de fotos para uma empresa de US$ 100 bilhões, capaz de revolucinar o estilo de vida e o comportamento de toda a sociedade. Aqui, a jornalista da Bloomberg relata a jornada dessa startup, que foi marcada por inovações pioneiras, uma compra de US$ 1 bilhão e disputas entre alguns dos maiores nomes do Vale do Silício. Com acesso a fontes privilegiadas – dos cofunda- dores do Instagram até influenciadores famosos -, ela revela os bastidores da empresa desde seu lançamento até sua aquisição pelo Facebook, além de detalhar como o Instagram mudou a maneira de fazer negócios no mundo todo, criando uma nova economia de influenciadores e encabeçando umnovo e conectado estilo de vida. Sarah Frier é jornalista da Bloomberg especializada em tecnologia
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1