RESPM 123 2022

ESTRATÉGIA REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 123 | 2022 104 Desde2013, aESPMéguiadaporumplanodiretoracadêmico, internamenteconhecidocomoPDA.Estedocumento formalizanossomodeloacadêmico,nossosmétodosdeensino eaprendizagem,nossasambiçõese,principalmente,quais competênciasgostaríamosqueonosso“estudantetransformador”desenvolvessenasua jornadanaESPM. “O estudante transformador reconhece e busca desenvolver seu potencial de colaborar na construção de uma sociedade mais justa, comofertadeoportunidadesatodos, alémde sustentável. Sabeavaliaropotencial impactodesuasações sobre asociedadeeomeioambiente, ponderavalores conflitantes e dilemas éticosantesde tomardecisões. Envolve-se emobiliza pessoas emeios para conceber e realizar projetos inusitados e, para tanto, assume liderança compartilhada em grupos, tanto naEscola quanto na vida.” (PDA, 2022) Trata-sedeumconjuntodecompetênciascujodesenvolvimento é bastante complexo, um objetivo arrojado, que buscaumaentregadealtaqualidadepormeiodaexcelência acadêmica.Paraqueissosejareal,énecessárioumprocesso contínuo de avaliação da qualidade, envolvendo inclusive umautoexame crítico da nossa contribuição para a evolução intelectual e pessoal do estudante. É preciso saber se todososnossosesforçosestãode fatoresultandonodesenvolvimentodeestudantes transformadoresdasociedade. Como medir a qualidade acadêmica? Oprimeiro passo foi explicado nos parágrafos anteriores, ouseja, éprecisosaber aonde sequer chegar. Oqueéqualidadeparaa instituição? Existemdiversosmodelosdemonitoramentodaqualidade acadêmica. Umdos mais utilizados é omodelo proposto pelaUnesco pormeio do International Institute for Educational Planning (IIEP). Este instituto temcomoobjetivoauxiliarnodesenvolvimentodaeducaçãoemqualquer nível de ensino (do fundamental ao superior) e em qualquer país. Segundo esse modelo, a qualidade acadêmica é baseada, de forma resumida, nas seguintes dimensões: • Estrutura de aprendizageme suporte: trata do preparo paraque aaprendizagemocorra, ou seja, a instituiçãodeve oferecer suporteatodosos estudantesparaalcançaremresultados acadêmicos e profissionais de sucesso. • Currículo e materiais: as instituições devem oferecer cursos comcurrículos atualizados, quedesenvolvamcompetências relevantes parao estudante e paraa sociedade, alémde garantiremo processo de ensino e aprendizagem. • Professores e ensino: os professores devemutilizarmodelos pedagógicos condizentes comos objetivos das suas disciplinas. Os processos de recrutamento devem atrair os principais talentos, e estes devem ser motivados a permanecer na instituição através de mecanismos eficientes de retenção dos talentos. • Escolas e salas de aula: as instituições devemmanter instalações suficientes e adequadas, recursos de aprendizagem e serviços de apoio ao estudante. • Processos de gestão da educação: esta dimensão propõe que os líderes escolares estabeleçama cultura e a organização necessárias para que as escolas forneçam ensino de qualidade. • Planejamento para o ensino: a instituição deve manter um plano estratégico acadêmico atualizado e relevante para a sociedade. Além disto, deve monitorar e implantar planos demelhoria baseados emindicadores de qualidade. Essencialmente, cada dimensão é detalhada através de um conjunto de indicadores, que devem ser coletados regularmente. A coleta precisa ser abrangente e envolver todas as áreas acadêmicas da instituição. Amensuração tambémprecisa ser regular e ocorrer comuma frequência predeterminada. Apenasmedir a qualidade não é omesmo que assegurá-la. Opróprio IIEPpropõeque as instituições sigamtrês passos básicos: monitoramento, planejamento emelhoria da aprendizagem— e que seja umprocesso contínuo. Após a coletados dados e informações, éprecisoanalisar os indicadoreseosseuscruzamentos, buscandopossíveis relações de causa e efeito, aprofundando a compreensão da qualidade da instituição. Normalmente esta análise é guiada por hipóteses e perguntas estratégicas advindas dos objetivos de qualidade da instituição. Além das questões referentes à validação amostral, esta fase deve seguir todas as etapas dos métodos mais modernos de ciências de dados. Este estudo resulta em um conjunto de pontos fortes e fracos, que precisam ser priorizados AESPMinovounovamente no mercadobrasileiro ao criar a DiretoriadeQualidadeAcadêmica para assegurar a excelência

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