EDIÇÃO 123 | 2022 | REVISTADAESPM 105 estrategicamente. Muitas instituições, ao encontrar um pontodemelhoria relevante, já reúnemumtimede trabalhoparaencaminharumasolução. Esseéumerrocomum. Épreciso ter emmente que recursos (financeiros, humanos etc.) são limitados, e é preciso concentrar os esforços organizacionaisnospontosqueimpactammaisfortemente o objetivo da instituição. Tal priorizaçãomuitas vezes se torna difícil, pois algumas instituições não têm clareza do seu objetivo ou até mesmo da sua estratégia. Nesses casos, frequentemente as próprias áreas da organização têmobjetivos que não são convergentes, tornando o processo de priorização inviável. Finalmente, é necessário que cada equipe envolvida elabore umplano de ação e se comprometa com a sua implantação. Esse comprometimento deve fazer parte dos objetivos formais das equipes e áreas. É importante que os planos contemplemevidências de sucesso e a implementação sejamonitorada. Fazer tudo isso acontecer não é tarefa simples e claramente deve estar no centro da estratégia das organizações que realmente queremse diferenciar. As principais escolasdomundopossuemumaáreaespecíficaquecuida da gestão da qualidade. Trata-se de uma área estratégica para essas instituições. A ESPM tem como princípio institucional a excelência eaperenidade: “Excelência, de formaagarantir aos nossos estudantes uma formaçãoqueos equipeparaobter sucessoprofissional. Perenidade, porque o compromissodaEscola comseus estudantes émanter qualidade e reputação cada vezmaiores, daqui a dez, vinte, cinquenta anos, de forma a honrar o diploma que eles levarão daqui”. (ESPM, 2022) Na nossa visão, deixamos clara a obsessão coma qualidadeacadêmicaea inovação: “Oferecendoaos nossos estudantes uma formação comfoco obsessivo emExcelência — que inclui qualidade acadêmica; inovação constantedeprogramas,metodologias e experiências;proximidadecomomercado; infraestruturaemestadode arte; egestão segurae conservadora—estaremosgarantindo a perenidade da Escola, que é fundamental para avalizar a carreira dos estudantes formados naESPM”. (ESPM, 2022) Dados os nossos objetivos desafiadores e a busca constante pela excelência acadêmica, a ESPMinovouno mercadobrasileiro ao criar aDiretoriadeQualidadeAcadêmica (DQA). Nossoobjetivocentral éomonitoramento e o aprimoramento nacional da qualidade acadêmica em todos os níveis de ensino da ESPM: graduação, lato e stricto. Como asmais renomadas escolas internacionais, aDQAsegue ametodologiade trabalho e as ideias descritas neste artigo. Ameta principal é aprimorar os padrões e as práticas acadêmicas da ESPM, criando uma cultura de avaliação emelhoria contínua. Emlinhasgerais, aDQAéresponsável porcoletardados e informações, emparceria comtodas as áreas daESPM, analisá-las em profundidade e de forma isenta, priorizar os pontos a serem tratados, auxiliando no desenvolvimento, monitoramento e implantação dos planos de melhoria acadêmica. AESPM, desde o inícioda suahistória, temse comprometidocomuma entregade altaqualidade. Esta foi abase da construção desta marca tão forte. Com a criação da DiretoriadeQualidadeAcadêmica, aESPMreforçaocompromisso comamanutenção desta trajetória de sucesso. Prof. Dr. Marcelo D’Emidio Diretor Nacional de Qualidade e Projetos Institucionais shutterstock.com
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