RESPM 123 2022

EAD REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 123 | 2022 108 percorrendo uma trajetória que assegura o sucesso dos objetivos educacionais. Este processo começa assim que o coordenador do curso define o profissional para ministrar cada disciplina. A partir daí, a equipe de designers instrucionais da educação a distância entra em ação para ambientar o novo professor nas singularidades do Live EAD. Após esse treinamento, tem início a elaboração minuciosa do programa de ensino-aprendizagem, umdocumento que fundamenta a construção de seus objetivos no CHA (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), além de englobar conceitos como Sala de Aula Invertida e Taxonomia de Bloom, com o objetivo de mobilizar a autonomia do estudante ao longo de sua jornada acadêmica, colocando-o no papel de protagonista do seu processo de aprendizagem. Todos os conteúdos dos programas dos cursos são reavaliados a cada nova turma, para que os assuntos e cases tratados em aula estejam sempre atualizados e reflitam as inovações e as últimas tendências do mercado. Este cuidado expressa o compromisso da ESPM em disponibilizar ao estudante o que há de mais contemporâneo, não apenas no que tange às discussões acadêmicas, mas também aos negócios nacionais e internacionais. Ambiente acadêmico virtual Todos os cursos doLiveEAD têmambientes criados dentro de umLMS (LearningManagement System) e foram cuidadosamentepensados para seremintuitivos, amigáveis e convidativos à navegação. Para isso, eles seguem um padrão de arquitetura, de modo que os estudantes encontrem rapidamente o que buscam e possam dedicar seu tempo aos conteúdos e às atividades, e não procurando o que precisam. Os ambientes foramestruturados por blocos de informações, concentrando os materiais para que, quando acessados, estejam localizados sempre nomesmo lugar. Logo na abertura, o layout foi desenhado segundo esta lógica: tudo o que é importante pode ser encontrado rapidamente, seja com um clique nos botões ali localizados ou por meio do menu de lateral de acesso aos blocos, visível emqualquer página dentro do ambiente. É na página inicial que o estudante encontra o essencial, como o nome do curso, a disciplina e o período que está cursando, e os botões de acesso para os conteúdos por semana, para a agenda e para o fórum de dúvidas. Omenu lateral disponibiliza caminhos para tudo o que está dentro do ambiente de uma disciplina, possibilitando que a navegação seja completa. Sua nomenclatura é familiar ao estudante, para evitar confusões sobre o que irá encontrar emcada página. Dessa forma, tanto pela página inicial quanto pelomenu lateral, logo no primeiro contato, é possível encontrar facilmente cada parte do material, clicando nos nomes contidos no menu ou nos botões. Dentro do ambiente, o estudante encontra tudo o que há do seu curso, como os materiais para autoestudo — organizados por semana (com textos, vídeos, links etc.) —, a agenda completa com as datas das webaulas, os seus links de acesso e suas gravações (disponíveis durante todo o período do curso), as atividades comsuas orientações, prazos de entrega e locais para postagem dos trabalhos realizados, via plataforma. A correção das atividades avaliativas também é feita no mesmo ambiente pelo professor, o que permite ao estudante verificar, junto ao trabalho, o feedback e a nota de cada atividade. Estão ali, ainda, o programa da disciplina, bibliografia, uma área para avisos, notas e frequência, vídeo de acolhimento do professor, fórum de dúvidas — que é um canal direto com o professor e com o monitor —, além de uma página com todos os estudantes da turma para que possam se conhecer e interagir nas aulas, nos grupos de trabalho, e para alémdo ambiente acadêmico, formando uma rede de networking e troca de experiências. A estrutura do LMS é revista todos os semestres. O ponto de partida para isso são a pesquisa de opinião e os relatos que os estudantes fazemaosmonitores dos cursos sobre a navegação dentro dos ambientes dos cursos. Em2015, aESPMprotagonizouumaviradanomercadodeEAD, oferecendoexperiênciasmediadaspornovas tecnologias eumambiente acolhedordeeducaçãosemdistância, comaulas100%aovivo

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1