EDIÇÃO 123 | 2022 | REVISTADAESPM 115 OSMELHORESPROFISSIONAIS DEMARKETINGDOBRASIL Seis dos dezmelhores ChiefMarketing Officers (CMOs) eleitos pela revista Forbes fizeramESPM. Veja quemsão e onde trabalhamos grandes líderes domarketing nacional em2022 1. DanielWakswaser, VPdemarketing daAmbev Formadoemmarketing (2003-2007)* 2. LoraineRicino, diretorademarketinge ESGdaGol LinhasAéreas CursouMBAexecutivode marketing (2002-2004) 3. LucianaCeccato, diretorademarketing daUber noBrasil Formadaempublicidadee propaganda (1995-1998) 4.MariaFernandaAlbuquerque, VPdemarketingdaHavaianas Formadaemmarketing, cursou MBAemmarketingem2004 5. Rafael Ugo, diretor de marketingdoLatinAmerica HubparaVolvoCars Pós-graduadoemciências do consumidor (2012-2013) 6 . SandraMontes, CMOdoRappi CursouMBAem administraçãoemarketing (2000-2001)* *Confiraas entrevistasdos alumni ESPMna reportagemespecial dapágina116 as pressoes profissionais e ser resiliente para lidar em ambientes adversos como o BANI. Sobre as atitudes fundamentais para o CMOcontemporaneo, verifica-se um conjunto de atitudes voltadas para a execuço, realizaço e busca de resultados organizacionais. A atitude esperada contempla comportamentos voltados para uma aço ágil: um profissional que seja realizador, que crie e planeje, mas, acima de tudo, implemente agilmente comexito, postura etica e responsabilidade social e ambiental. O desenvolvimento de tais competências ocorre por meio de uma trajetória composta pelo entrelacamento de diversas fontes de educaço e experiências sociais, comocursosde graduaçãoepós-graduação, cursos livres de extensão, leituras técnicas, participação emeventos/ summits e as experiências vivenciadasna suapráticaprofissional. Chamo esta trajetória de Rota de Aprendizagem. Importante ressaltar que a Rota de Aprendizagem nao ocorre de forma linear e não é uma simples acumulaço de conhecimentos. A aquisiço de tais competências exigeumprocessode transformaçodas representaçes iniciais doprofissional emque as diversas fontes de conhecimento representamoportunidades de reorganizaçodas suas representaçes iniciais, resultandonoseu desenvolvimento. Entretanto, existe uma questãomuito particular da formação de cada pessoa, que é omodo de cada profissional mobilizar seus conhecimentos. Nesta rota de aprendizagem, oCMOé o principal ator em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, é fundamental que o profissional desenvolva a arte de aprender a aprender e, por vezes, desaprender e reaprender, como disse o pensador Alvin Toffler, pois situações econtextosdiferentes edesafiadores requerem novas abordagens profissionais. Sendo assim, os líderes de marketing contemporâneos devem ter uma postura aberta ao conhecimento e desenvolvimento, pois o ambiente BANI e outros ambientes de negócios que irão surgirexigemlíderesdemarketingeorganizacionaiscada vezmais preparados eflexíveis para lidar comcontextos inesperados, complexos e emconstante transformação. Genaro Galli Diretor da pós-graduação da ESPM Sul, doutor em educação com foco no desenvolvimento de gestores, professor de marketing estratégico e branding do MBA da ESPM
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