BENCHMARK REVISTA DA ESPM | EDIÇÃO 123 | 2022 34 A ESPM antecipou essa necessidade em 2013, ao desenvolver e implantar um Plano Diretor Acadêmico (PDA), que propôs uma transformação baseada em quatro diretrizes: de curso para uma aprendizagem heterogênea, de aula para aprendizagem viva, de conteúdo para conteúdo aplicado ao contexto e a transformação do professor para mentor. Isso nos apontou o desafio de mobi lizar docentes para essa transformação. Hoje, o desafio está em manter currículos atualizados em ummundo em transformação intensa. Habilidades digitais, letramento midiático, campos associados a tecnologia, design de experiência e computação em nuvem até pouco tempo não eram conhecidos ou demandados pelo mercado (Coursera, 2022). O primeiro emprego é umdesafio para alémdas fronteiras nacionais e empregar jovens e ajudá-los a escolher sua trilha profissional passa a ser prioridade para instituições de ensino. NocasodaESPM, acriaçãodaáreadeSucessoDocente e Discente na ESPM responde aos desafios da transformaçãodigital, dodesenhode umnovomercado e padrão de competição e tem como objetivo o sucesso discente em três dimensões: desempenho no curso, social e na vida profissional. Apreocupação como sucessodos estudantes responde tambémaodesafiodas transformações nomercado de trabalho emultiplicidades de percursos profissionais. Entende-se como um de seus objetivos criar espaço e processos de alinhamento entre necessidades domercado e multiplicidades de novos percursos profissionais e o currículo educacional. Seja identificando habilidades digitais e humanas e capacitando, seja encorajando adaptações curriculares que atendam arquivo espm Emtodas as unidades da ESPM, tanto os alunos quanto os professores encontramuma estrutura de apoio completa para explorar todo o potencial de aprendizagem, como o Creative Lab, o EspaçoMaker, a Ludoteca e oGlobal Hall
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