EDIÇÃO 123 | 2022 | REVISTADAESPM 35 às novas demandas. Criatividade, inovação, aprendizagem de marketing e inteligência emocional estão presentes no percurso formativo tanto quanto cursosmais tradicionais, como estatística, psicologia, comunicação, que são essenciais para aumentar a empregabilidade de nossos estudantes. A nova área conta com o Programa de Intervenção Pedagógica na Aprendizagem (Pipa), que oferece acompanhamento especializado e individualizado para os estudantes com desafios especiais de aprendizagem; com o Programa de Apoio Psicológico e Orientação (Papo), que acolhe estudantes comquestões emocionais que impactam em seu desempenho acadêmico e encaminha para atendimento profissional especializado; como Núcleo de inovação pedagógica, que oferece academias e capacitação para docentes de forma a garantir ummelhor desempenho didático em sala de aula, aderênciaaoPlanoDiretorAcadêmicoeusodemetodologias ativas; e como Escritório de Projeto e Apoio à Pesquisa, que impulsiona novos talentos para a investigação com rigor científico e ética. Para além destas iniciativas já consolidadas na instituição, a área busca apoio de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, para oferecer recursos aos estudantes para o desenvolvimento de habilidades, como a comunicação escrita, a criação de painéis em PBI para fortalecer a cultura de gestão baseada em dados, criação de umprograma de tutoria, que temcomo objetivo o acolhimento, a apresentação do projeto pedagógico para seu melhor aproveitamento e orientação para o planejamento do percurso acadêmico individual, que inclui pensar antecipadamente ações de voluntariado, escolha de estágio, busca por oportunidades de intercâmbio internacional, entre outros. Habilidades de comunicação e expressão são trabalhadas emumprojeto-piloto chamadoVogal, e habilidades de cálculo e raciocíniomatemático são objeto de um grupodenominadoÁbaco. Ambos constituematividades extracurriculares que apoiam o desenvolvimento com engajamento e sentido de habilidades de comunicação e cálculo, essenciais para o desenvolvimento de outras competências e conteúdo. Entendemos ser necessário oferecer currículos adaptados às novas realidades e demandas profissionais, estratégias de ensinagemmais aderentes às novas gerações, comaprendizado comsignificado, infraestrutura única comambientes de aprendizagemestimulantes e que permitemmúltiplos usos e a oferta de serviços que permitampensar empotencializar resultados formativos de sucesso. Tudo isso em um ambiente despojado, criativo e acolhedor. Desta forma, o resultado do processo educativo oferecidopelaESPMentregaumegressopreparadonãoapenas pelaapropriaçãodosconteúdosdasáreasescolhidas,mas tambémcomdesenvolvimentode competências relacionais, habilidades emetacogniçãocomoobjetivodeentregar um percurso formativo único e não substituível por conteúdos acessíveis ede fontes questionáveis. Comisso, pretendemos que o egresso possa optar por variados percursos profissionais, que vão desde sua inserçãonomercado de trabalho, o ato de empreender ou até mesmo de investir emuma carreira pública, por exemplo. Necessário dizer que o acesso a conteúdos gratuitos tembaixo reconhecimento emprocessos seletivos que ocorremcomforte assimetria de informação. Quemcontrata busca estratégias para identificar perfis e potenciais. Mas, pormais sofisticados que sejamos processos seletivos, dificilmente conhecemos comassertividade o/a candidato/candidata. Os diplomas são importantes indicativos no processo seletivo e traduzema reputação damarca e o resultado tangível de suas entregas passadas. Portanto, investir talentos e recursos na potencialização do sucesso do estudante, seja no seudesempenhodurante o curso, seja nas competências relacionais e sociais e na sua inserção profissional, busca criar valor de marca que seja reconhecido pelos empregadores. Sucesso é resultado ou consequência, sucede a intencionalidade do projeto pedagógico institucional e responde aos desafios do mercado educacional. Cristina Helena Pinto de Melo Diretora da área de sucesso do docente e do discente da ESPM Énecessário oferecer currículos adaptados às novas realidades e demandas profissionais e um aprendizado comsignificado
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTY1