Revista da ESPM - STE-OUT_2011

R e v i s t a d a E S P M – s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 100 Idiomas outros que o inglês passaram de meros diferenciaisanovospré-requisitos.Oconhecimen- toamplodeoutras culturas passouapotencializar a capacitação de um profissional. Paraos jovens, então, oaprendizadodosprincípios básicos da gestão de tempo, do estabelecimento de prioridades e do planejamento de tarefas passa a fazer toda a diferença na sua formação como cidadão competente. Uma espécie de mundo paralelo em que podemos tudo O desenvolvimento tecnológico , nossaquartamacro- tendência, estende o prefixo macro a suas últimas consequências. Embora a sede de descobertas e a expectativa pelo amanhã sempre tenham sido forças inatas emotrizesdoser humano, os tempos recentes se revelaram especialmente férteis de avançostecnológicos.Perdemosacontadequantos recursosesistemas temosàdisposiçãoparacaptar, armazenar, classificar, processar, multiplicar e disseminar informações... E a internet irrompeu em cena para integrar tudo isso emuma só célula colaborativa, uma espécie de mundo paralelo em que podemos tudo – ou quase tudo. O que se pode concluir é que o modelo linear e doutoral de transmissão do conhecimento já está obsoleto diante dos modelos horizontais e trans- versais, baseados na troca e na associação livre de conteúdos. A “catedral” do conhecimento, neste caso, virou um imenso bazar de variedades. Ao analisar as implicações dessa questão para a educação,fomoslevadosapensarnamonotoniado métodotradicional deensinoenodesinteresseque causou emmuitos jovens. O fenômeno se explica exatamente pelo vácuo gerado entre as práticas de dentro da escola e as de fora – a maioria destas últimas ligadas ao universo tecnológico. Em con- sequência, opreparodosprofessoresnomanuseio das ferramentas digitais em sala de aula passa a ser uma necessidade incontornável. Mais ainda, frente a tanto conhecimento injetado na mente dos alunos, o professor é levado a abandonar seu papel de transmissor para assumir o de orientador que habilita seu aluno a julgar e compreender a diversidade dos saberes que lhe são oferecidos. A escola não pode sustar o momentum da tec- nologia. A tomada de consciência dessa verdade inexorável, além de propiciar a adoção de novas estratégias para o tratamento do próprio plano curricular,enriqueceráoalunocomaprendizagens práticas de segurança, responsabilidade, imagem pessoal, bem-estar social. Um olhar mais abrangente sobre o que é rendimento A quinta macrotendência que captamos foi a obsolescência dos modelos de avaliação . São novas as habilidades, aptidões e competências do mundo moderno. Nossos jovens crescem confrontados a todo momento com questões inéditas. E os modelos tradicionais de avaliação tornaram-se, por isso, insuficientes. É,pois,obrigaçãodaescolarevisitar,urgentemente, seus critérios de avaliaçãodo alunodo séculoXXI. Exemplos não faltam das novas referências que vêm merecendo da sociedade crescente aprecia- Exemplo de modelo de boletim de desempenho do aluno, utilizando recursos gráficos que facilitam a vi­ sualizaçãoecompreensãodosresultadosdaeducação demaneiramaisintegral,contemplandosuaevoluçãoe exibindo tantocritériosquantitativosquantoqualitativos.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx