Revista da ESPM - STE-OUT_2011
s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 107 O Ministério da Educação e Desenvolvimen- to de Recursos Humanos da Coreia do Sul pediu à rede de pesquisadores do Projeto Millennium, rede internacional que estuda o futuro de grandes temas da humanidade, uma avaliação de possibilidades futuras no campo da educação e aprendizagem visualizando o horizonte de 2030 como a ancoragem de planos de longo prazo. Quais são algumas das possibilidades de ensino e aprendizagem para o ano 2030? O que podemos fazer hoje para tirar proveito dessas novas possibilidades? Já que novas ideias podem levar a caminhos inusitados, é prudente perguntar o que de negativo e o que de positivo poderia delas surgir? Para responder a estas perguntas, os pesquisa- dores recolheram, mundialmente, as visões de 213 especialistas emeducação e áreas correlatas. Essas são algumas das possibilidades voltadas ao mundo high-tech para a educação em 2030: c Programas para melhorar a inteligência coletiva j Conhecimento e aprendizagem just-in-time e Educação individualizada j Uso de simulações e Avaliação contínua dos processos de aprendiza- gem individual para prevenir instabilidade emocional e doenças mentais j Nutrição individualizada para melhor desenvolvi- mento cognitivo e Inteligência geneticamente aumentada j Uso de simulações globais on-line como ferra- mentas de pesquisa social j Utilização de comunicações públicas para ajudar na busca do conhecimento e Dispositivos de inteligência artificial portáteis j Mapeamento completo das sinapses humanas para mapear os processos de aprendizagem e Mecanismos para manter cérebros adultos sau- dáveis por períodos mais longos j Química para o aprimoramento do cérebro e Web 17.0 – integração de dados, análises, discus- sões, fóruns numa estrutura organizada e semânti- ca. A Web Semântica que utiliza realidade virtual e contém um subsistema inteligente j Sistemas integrados de aprendizagem ao longo da vida e Programas que visam à eliminação dos precon- ceitos e ódio j E-teaching : sistemas eletrônicos de inteligência para professores e Computadores com inteligência extra-humana j Micróbios artificiais para aumentar a inteligência e O ensino da moral e a aplicação de novas métricas (inteligência emocional e inteligência espiritual) j Océrebro global: o desenvolvimento de umconheci- mento coletivo a caminho da formação de um cérebro global e de novos estágios da consciência humana e Estudos inter-religiosos e interculturais j O uso crescente de jogos, incluindo jogos on-line para o aprendizado n Unidades modulares de conhecimento: ferramen- tas de gestão para que cada aluno possa baixar o que precisa Todos esses futuros possíveis servem como sinalizadores de caminhos estratégicos que levem a um novo sistema de ensino e aprendi- zagem. Provavelmente muitos desses avanços não estejam disponíveis para todos em 2030, mantendo ainda as lacunas no conhecimento e nas capacidades e talentos. Questões de custo, interesses políticos e resistências de grupos de interesse, e, principalmente, o medo das instituições vigentes de perderem o poder instalado frente às novas capacidades educacionais. Esses são aspectos intangíveis que o estudo não ilustra com evidência e pres- supostos de uma economia sustentável, que só poderá ser realidade através da formação de novas lideranças que nasçam de um novo sistema de educação. Estudo do Projeto Millennium − futuros possíveis para a educação e aprendizagem 2030 ROSA ALEGRIA Mestre em Estudos do Futuro – Universidade de Houston, Clear Lake, EUA. Pesquisadora de tendências, especialista em processos de inovação. Vice-Presidente do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP. Diretora do Nodo Brasileiro do Projeto Millennium.
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