Revista da ESPM - STE-OUT_2011

R e v i s t a d a E S P M – s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 114 cioumuitas gerações e inventou toda uma nova forma de comunicar foi a televisão. Grandes de- bates já se desenvolverampara mostrar o poder da televisão de afetar a capacidade de aprendi- zado de crianças. Mas estaria isso ocorrendo somente pela forma de apresentar informação ou o conteúdo também poderia influenciar o desenvolvimento cognitivo de crianças? Pesquisadores da Universidade da Pennsylvania eKansas estudaramcrianças que assistiamapro- gramas infantis como Teletubbies, Vila Sésamo e Dora a Aventureira. O resultado indicou que as crianças de dois anos que assistiam ao Telletu- bies tinhammenos vocabulário comparado com programas infantismais participativos, comoVila Sésamo e Dora a Aventureira (veiculado aqui no Brasil pelo Canal Cultura) (Linebarger Walker 2005). Vila Sésamo, que começou a ser veiculado nos EUAna década de 60, já foi associado a diver- sos benefícios para as crianças, como preparo es- colar, tamanhodo vocabulário e habilidades com números (Zill et al., 1994; Fisch Truglio, 2001). Essas evidências demonstramque a influênciada tecnologiana educação temmuitomais a ver com o conteúdo transmitido, que pelomeio de comu- nicaçãoemsi.Dessamaneira, nãoseriaa televisão uma grande vilã para o processo de aprendizado, e simo conteúdo transmitido. Agrandediferença encontrada entreos programas que aumentamas capacidades cognitivas das crianças é a interação que eles provocam, estimulando a participação por meio de perguntas e pausas programadas para as crianças responderem. Ainfluênciadoconteúdodemídiaparaodesenvol- vimentopsicológicoeeducacional sempre foimuito debatido,principalmenteparaprodutosdeentreteni- mento,comoosvideogames.Estudosmostramque 94%dosvideogamesclassificadosparaadolescentes contêm algum tipo de violência (Haninger et al. 2004). Muito já foi dito sobre a relação entre o con- sumodevideogamesviolentoseodesenvolvimento de comportamentos agressivos. Alguns trabalhos científicos jámostrarama relação entre a exposição a conteúdos de violência e tendências antissociais (Huesmann, 2009), porémesseassuntonãoé total- menteesclarecido.Outrosestudosjáencontrarama ausênciadeefeitosparacomportamentosagressivos quando adolescentes são expostos a conteúdos de violência (FergunsonCJ, 2007). Outroproblemaque seorigina apartir do contato comessas interfaces tecnológicas é adependência. Mesmo que ainda não tenha sido classificado como transtorno psiquiátrico, o vício de internet, por exemplo, podeassolar 2%dos jovens (Johans- son; Götestam, 2004). Casos pavorosos comoum casal coreano que deixou seu bebê de três meses morrer de fome após ficar mais de 12 horas num cyber-café criando uma criança virtual em um jogo de RPG chamado “Prius On-line” chamam } A esco l a do futuro será aque l a que me l hor se adaptar a esta nova forma de mundo, per- mi t indo o desenvolvimento das potencia l idades que hoj e são mandatór i as . ~ A utilização de ferramentas neurocientíficas em pesquisas de comportamento de con- sumo vem sendo adotada pelas principais corporações ao redor do mundo. Utilizando eletrodos,fios,géisoumesmomáquinasque custam3milhõesdedólares,estasempresas coletam informações preciosas sobre a ativi- dade cerebral e corporal de consumidores quandosãoexpostosàpropaganda,produtos ou embalagens.

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