Revista da ESPM - STE-OUT_2011

Antônio Lino Pinto PEQUENAS AGÊNCIAS, GRANDES RESULTADOS CLIO EDITORA SÃO PAULO – 2011  176 P. – R$ 29,90 O livro Pequenas agências, grandes re- sultados , lançado pela Clio Editora, apresenta situações práticas sobre o dia a dia da gestão financeira nas agências de publicidade e propaganda. Com uma linguagem simples, são tratados temas como a gestão de custos, como preparar um orçamento, fluxo de caixa, vantagens e desvantagens da opção pelo lucro presu- mido, mudança no faturamento por força da Lei 12.232/2010, impostos incidentes sobre as agências e muito mais. Com mais de 30 anos de experiência no mercado publicitário, Antonio Lino Pinto, aborda os assuntos propostos com clareza e simplicidade. Conciso e abrangente, este livro é leitura fundamental para os donos e gestores de pequenas e médias agências, além de estudantes de publicidade que queiram abrir seu próprio negócio na área. Formado em Administração de Empre- sas com especialização em Contabili- dade e Finanças, Antônio Lino Pinto é sócio do Grupo Talent, Diretor da Fe- napro, ex-presidente e atual diretor do Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo, vice-presidente da Abap e representante da Fenapro junto ao Conselho Executivo do Cenp. Amalia Sina O QUE A VIDA ME ENSINOU COM O PASSAR DO TEMPO AS PESSOAS FICAM DO TAMANHO QUE SÃO EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2011  151 P. – R$ 29,00 Juntando-se a nomes como o de Mario Sergio Cortella, Washington Olivetto e Reinaldo Polito, Amalia conta como foi conquistar espaço no universo executivo e empresarial, ainda tão predominante- mente masculino. Em um tom mais pessoal, ela relata sua trajetória desde o início, descrevendo como as dificuldades e a tragédia pessoal da perda dos pais ainda na infância a tor- nou mais forte e determinada a conquistar seus objetivos. Como uma fênix, dona de uma incansável capacidade de recupera- ção, Amalia mostra aos leitores, principal- mente às mulheres, como a força interior de cada um é capaz de levar à superação de problemas e a transformações intensas. Amalia Sina chegou ao cargo de pre- sidente antes dos 40 anos, dirigindo empresas como Walita e Philip Morris. Optou por novos desafios e se tornou uma empreendedora, com a criação da Sina Cosméticos. Mestre em Marke- ting, pela USP/FEA, divide seu tempo de empresária com as atividades de professora, palestrante e escritora, com oito títulos já publicados. J. Roberto Whitaker Penteado OS FILHOS DE LOBATO – O IMAGINÁRIO INFANTIL NA IDEOLOGIA DO ADULTO EDITORA GLOBO SÃO PAULO – 2011  332 P. – R$ 44,90 Esta nova edição de Os filhos de Lobato , revista e copidescada pelo autor, é apresentada pela acadêmica e escritora de livros para crianças, Ana Maria Machado, e tem prefácios do his- toriadoreacadêmicoJoséMurilodeCarvalho e de Muniz Sodré de Araujo Cabral. A ideia central do livro é de que, ao escrever para crianças, Monteiro Lobato desejava in- fuenciar na formação intelectual e moral das futuras gerações. Será que conseguiu? Na síntese de Ana Maria Machado, “com Lobato formamos nossas noções de in- dependência e fraternidade, [...], nosso entendimento ecológico, [...], que fora da educação não há salvação, que sem livros não se faz um país, [...] que as crianças não precisam ser sempre boazinhas, [mas] que existem valores a ser respeitados [...]”. O psicólogo Bruno Bettelheim propõe que a principalinfuênciadaliteraturasobreacrian- ça que sabe ler, seja a capacidade de ordenar o seu “caos interno” por meio da simbologia estimulada pela narrativa. Jacqueline Held associavariadosaspectosdaliteraturainfantil, à evolução psicológia e intelectual da criança, cujos efeitos são perceptíveis no longo prazo.  J. Roberto Whitaker Penteado é diretor-presidente da ESPM. Otextodo livro foi tema de sua tese de doutorado na UFRJ. s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 119

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx