Revista da ESPM - STE-OUT_2011

s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 35 límbico (também conhecido como sistema ma- milar primitivo), cujas principais estruturas, a saber a amígdala, o tálamo e o hipocampo, são particularmente importantes para a memória, especialmente a de longo prazo. Esse fato não deixa de ser surpreendente, haja vista que o sistema límbico é o principal moderador de emoções no corpo humano. Por exemplo, a amígdala, uma pequena estrutura em forma de amêndoa (daí o seu nome), tem um papel importante “na mediação e controle das atividades emocionais de ordem maior, como amizade, amor e afeição, nas exterioriza- ções do humor e, principalmente, nos estados de medo e ira e na agressividade” (Amaral & Oliveira, 1998). Segundo os autores, “a amígdala é fundamental para a autopreservação, por ser o centro identificador do perigo”. O hipocampo, por sua vez, é particularmente importante na formação da chamada memória de longa duração. Foi observado, por exemplo, que pessoas que tiveram seus hipocampos (um em cada hemisfério cerebral), danificados ou retirados cirurgicamente devido a uma doença, se lembravam de tudo até o momento da cirurgia, mas não conseguiam gravar nada na memória daquele momento em diante. Eles poderiam ler a mesma revista repetidamente e pensar que era sempre novidade, ou ser apresentado a uma pessoa em um dia e não lembrar no dia seguinte (Sousa, 2001). Mas por que o processo evolutivo daria origem a um cérebro no qual as estruturas ligadas à memória de longo prazo estão localizadas no sistema emocional? A resposta reside na so- brevivência do indivíduo. Amaral & Oliveira chamam a atenção para o fato de que “[U]m hipocampo intacto possibilita ao animal com- parar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada para garantir sua preservação”. É claro que outras áreas cerebrais, mais recen- tes no sentido evolutivo, também são impor- tantes para o aprendizado. O lóbulo frontal, por exemplo, é fundamental para o controle emocional, manutenção do foco de atenção e criação e gerenciamento da memória de tra- balho, conceito que será explicado em breve (ver Figura 2). No entanto, o ponto que deve ser sempre considerado ao se estruturar uma experiência de aprendizagem é que a memória de longo prazo do ser humano depende fun- damentalmente do envolvimento emocional CÉREBRO CEREBELO GÂNGLIOS BASAIS LOBO PARIETAL LOBO OCCIPITAL MEDULA ESPINHAL MEDULA OBLONGATA PONTE HIPOCAMPO AMÍGDALA GLÂNDULA PITUITÁRIA HIPOTÁLAMO TÁLAMO LOBO FRONTAL CORPO CALOSO LOBO TEMPORAL Figura 1 Modelos esquemáticos das estruturas externas e internas do cérebro humano Fonte: (The Sanctuary, 2008).

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